Esperem “missões bem intensas desde o início”, diz a Rockstar
Ao contrário de GTA IV ou San Andreas, Grand Theft Auto 5 irá capturar sua atenção imediatamente com um início bombástico, de acordo com o depoimento de Leslie Benzies, presidente da Rockstar North, em entrevista. Esta também revela mais um pouco sobre o potencial de insanidade e a escolha dos múltiplos protagonistas.
Aparentemente o conceito de vários personagens jogáveis não é uma ideia recente. Segundo Benzies, a ideia foi considerada para o GTA: San Andreas que na época foi lançado para o PS2 e o Xbox original, mas o projeto foi abandonado devido a razões técnicas. Porém, com o GTA 5, “um personagem apenas não seria capaz de administrar todas as atividades e tarefas que queríamos estabelecer.”
Quanto às introducões mais gentis dos GTAs mais velhos, Benzies observou que “Eu penso que era a estratégia correta para as histórias que queríamos contar na época, mas não dessa vez. Hoje, nós queremos surpreender pessoas com missões muito intensas logo do começo. O ritmo do jogo é muito mais rápido que qualquer um de seus predecessores.
“Desde o começo, queremos mostrar as novas mecânicas do jogo enquanto criamos uma jogabilidade intensa, forrada de ação, para capturar a atenção dos jogadores imediatamente. Lembre que os três personagens no jogo já estão vivendo na cidade de Los Santos e suas redondezas. Eles não são recém-chegados como Niko e Tommy Vercetti, e também não estão retornando depois de uma longa ausência como o CJ.”
“Eles já têm contatos, eles estão integrados ao mundo e levam uma vida ocupada – essas características devem dar aos jogadores um senso imediato e total de imersão.”
Apesar disso, todos os três protagonistas não vão ser jogáveis do início. “Queremos dar ao jogador a oportunidade de conhecer os três personagens individualmente, e explorar o mundo na pele de cada um deles, e isso não seria possível se os três estivessem disponíveis do início.”
Outra peça chave para a estrutura de imersão é o senso de realismo do jogo. Os trailers de GTA 5 sugerem que uma grande quantidade de violência está por vir, mas Benzies insiste que tudo será plausível, cuidadosamente adequado ao enredo. “Você não verá ninguém fazendo loucuras sem motivo. O jogador terá acesso a artilharia pesada no início do jogo. Mas de novo, dentro de um contexto particular e não sem motivo.
Para quem ainda não viu, já existe um trailer de gameplay do título que só fez com que a espera ficasse mais longa ainda. GTA 5 promete muito, o único defeito do jogo é que ainda não há nada sendo falado sobre a versão para PC.