Grand Tactician: Civil War

Se eu fosse chutar, creio que umas 100 pessoas no máximo estão interessadas em conhecer mais sobre a Guerra Civil dos Estados Unidos. Por que eu continuo a escrever sobre Grand Tactician: The Civil War? Pois a temática não importa, mas sim o que a desenvolvedora Grand Tactician criou até então. Um excelente jogo de estratégia que vai praticamente dobrar de tamanho quando sair de acesso antecipado em 24 de setembro.

Onde a maioria dos jogos que abordam a temática se focam no aspecto tático, Grand Tactician: The Civil War usa uma camada estratégica e tática. Linhas de suprimento, construção de fortes, gerenciamento de batalhões e tempos mais “realistas” em questão de transporte de munições e soldados. A melhor comparação que posso fazer é: Pense em um Total War mas dez vezes mais complexo.

O que isso significa de uma maneira mais “tátil” é que Grand Tactician: The Civil War consegue gerar a tensão dos conflitos do período. As ordens que demoram a ser enviadas, é possível que ocorra ligeira desorganização dos batalhões para quem não for cuidadoso e nenhuma batalha é “decisiva”.

Eu joguei um tanto da versão de acesso antecipado e – apesar de um início turbulento e cheio de problemas de desempenho – atualmente ele está fantástico com duas grandes campanhas e 10 cenários históricos.

A versão 1.0 trará dois novos cenários de campanha, seis novas batalhas históricas, melhorias para a IA e dobrar a quantidade de mapas de batalha. A Grand Tactician planeja continuar trabalhar no jogo após o lançamento – como é de se esperar – e introduzirá um sistema de indústria, novas armas e melhorias visuais. Só me preocupo com o último ponto pois não quero que ele volte para o caos de desempenho abaixo do esperado só por uma meia dúzia de tropas mais bonitas.

Bem que eles poderiam fazer uma sequência mas focada nas batalhas napoleônicas…. afinal sonhar não custa nada.

Assista ao trailer mais recente de Grand Tactician: The Civil War abaixo:

Grand Tactician: The Civil War sai de Early Access no final de setembro

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.