Em nota, a Firesquid e a Resistance Games anunciaram que “Great Houses of Calderia”, o Grand Strategy com bastante ênfase em relações interpessoais vai sair de acesso antecipado em 2 de maio. Ele está disponível via Steam por R$73,99.
Tendo jogado-o bastante durante o seu período de acesso antecipado, a melhor comparação que eu posso fazer é um “Crusader Kings 3 em turnos” com ainda mais foco nos elementos de RPG. Batalhas estão presentes, mas estão longe de ser o foco do jogo.
O importante em “Great Houses of Calderia” é como o seu líder ou os membros da sua casa resolverem conflitos internos, eventos com outras famílias e tentativas de soluções diplomáticas para avanços territoriais.
Muitos dos sistemas usados pela Resistance Games são… peculiares. O combate segue uma ordem definida pelo tipo de terreno, ou seja, ele não é linear como as diferentes etapas de combate de “Crusader Kings 3” ou outros jogos de Grand Strategy.
Além disso, você tem pouquíssima influência sobre o avanço de certas províncias. Se o personagem designado para uma província for bom no seu trabalho, as estruturas irão melhorar. Escolher a pessoa certa para o trabalho é crucial.
A minha preocupação com o salto do acesso antecipado para a versão 1.0 é a baixa quantidade de eventos. Bastou duas partidas para eu sentir que eu vi todo que o jogo tinha a oferecer, e, considerando que ele se dedica tanto em promover tais eventos, espero que os mesmos sejam mais diversificados.
Mas, a essa altura, eu estou mais do que disposto a cobrir todo e qualquer jogo Grand Strategy que tenha uma chance contra gigantes como a Paradox.
Veja o trailer mais recente e mais imagens de “Great Houses of Calderia” abaixo: