Gnosia

O que é isto? O Lucas escrevendo sobre Visual Novels? Aconteceu alguma coisa? Nada disso, apenas que o visual novel com um dos conceitos mais interessantes que já vi – Gnosia – finalmente será traduzido para inglês e lançado no primeiro trimestre de 2021 para o Nintendo Switch pela Playism.

Lançado originalmente para o PlayStation VITA em 2015, você assume o papel de vários tripulantes de uma espaçonave enquanto tenta decifrar do que se trata a possível ameaça presente, uma forma alienígena conhecida apenas como Gnosia. Esta forma alienígena pode tomar uma

A jogabilidade de Gnosia é um tanto peculiar; ela é parte visual novel, parte dedução e muita investigação. Boa parte da história acontece em “loops”. Pense como estar em uma conversa com alguém e caso um evento ocorra – ou você descubra uma pista – e a conversa é reiniciada. Pode ser que hajam novas sentenças, ou caminhos ainda a serem descobertos.

Cobrindo essa mecânica há todo um sistema de atributos. Sim, você leu certo, atributos. Um personagem com um carisma alto terá mais facilidade em encontrar brechas ou omissões de outros personagens. Já um personagem com o que Gnosia chama de “desempenho” é melhor em mentir para certos personagens ou evitar revelar informações sobre a investigação.

Não preciso dizer que estou muitíssimo curioso para ver mais dele e finalmente tê-los em mãos.

Visual novel “Gnosia” terá versão em inglês em 2021

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.