Gloomhaven

Olha, vou ser sincero para vocês e dizer que não imaginei que Gloomhaven seria um dia completado, mas a Asmodee Digital e a Flaming Fowl estão prestes a me provar errado, pois ambas anunciaram que a versão digital de Gloomhaven será lançada em 20 de outubro no PC.

Em acesso antecipado desde 2019 e inspirado pelo jogo de tabuleiro de mesmo nome, a versão digital de Gloomhaven pode não ser uma adaptação 100% fiel, mas o que a Flaming Fowl foi capaz de fazer nos dois últimos anos é nada mais nada menos do que incrível. Ela pegou um sistema onde você pode ser um Guildmaster e controlar mercenários em aventuras pelo mundo e o converteu em algo tangível para a maioria dos fãs de RPG e jogos de estratégia em turnos.

Eu não hesito em dizer, entretanto, que Gloomhaven é muito punitivo. É aquele tipo de RPG que você tem que planejar com bastante calma qual é a sua party e quais habilidades usar antes de sequer começar uma nova quest. Morra na dungeon e espere perder todo o seu equipamento.

Para muitos isso soa como um gigantesco “não senhor, eu não vou jogar”, mas calma lá, o tutorial que a Flaming Fowl produziu está entre um dos melhores que eu já vi do gênero – sendo superado apenas pelo RPG Solasta – e é um jogo onde tentativa e erro fazem parte do seu design.

A última grande atualização que irá culminar com a saída do jogo do período de acesso antecipado incluirá o modo campanha completo com 95 novas missões, sistema de reputação, eventos na cidade, opção de “aposentar” os seus mercenários e obviamente aquela boa dose de correção de bugs.

Mesmo ainda sem ela, Gloomhaven já é um baita jogo. Todos os 17 mercenários prometidos já estão no jogo, há uma boa variedade e biomas e missões, assim como a possibilidade de jogar tanto solo quanto coop online. A Flaming Fowl acredita que o conteúdo total de Gloomhaven supere as 100 horas, mas a minha experiência em falhar continuamente em todas as missões me diz que vai ser muito mais do que isso.

Quem tem interesse em testar o acesso antecipado pode comprar o game no Steam por R$47,49. O vídeo abaixo dá uma ótima noção de como é o combate e progressão da versão digital.

Versão digital de “Gloomhaven” chega em 20 de outubro

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.