Adoro que no minuto que eu penso que eu vou ter um “pouquinho” de “paz” de jogos de estratégia ou gerenciamento, vem uma enxurrada deles. Já não me basta um mês com “Civilization VII”, “Door Kickers II”, “Foundation”, é a vez da Shiro Unlimited anunciar que “Ale Abbey”, o gerenciador de monastério da Hammer & Ravens vai entrar em Early Access via Steam em 18 de fevereiro. Preço no Brasil ainda não foi divulgado.
A equipe, mais conhecida pelo tower defense “Empires in Ruins” dá uma baita guinada com “Ale Abbey” no visual e no tom. O estilo “violento” das guerras vai embora e entram simpáticos monges e uma tremenda seleção de diferentes tipos de bebidas artesanais para serem feitas.
O jogo segue um loop relativamente parecido com o de jogos como “Oxygen Not Included”. Você tem uma visão “2D” do monastério e, de pouco em pouco, o expande com novos funcionários, novas ferramentas, bebidas e obviamente uma clientela mais diversificada.
“Ale Abbey” me chamou bastante a atenção pela atenção com os tipos de bebida e os ingredientes necessários, assim como a temperatura e métodos de produção. Nenhuma bebida do jogo tem uma receita “correta”, mas sim um conjunto de parâmetros que determinam se ela é mais amarga ou não, ou que tipo de cliente vai agradar. Ou seja, você vai poder criar as suas próprias bebidas e dar nome a elas. Muito mais interessante do que, por exemplo, Potion Craft que segue uma receita básica.
A versão inicial de Early Access de “Ale Abbey” vai dar acesso a 5 tipos de mercados e 11 tipos de bebidas. A previsão é que esses números aumentem para 13 e mais de 25 tipos de bebida. Olha, levando em conta que já é possível personalizar o monastério, é bastante coisa.
Fique atento para as minhas impressões do jogo assim que possível.
Até lá, veja o trailer e mais imagens abaixo: