Bom, é uma pena que “Falling Frontier”, na minha humilde opinião um dos jogos de estratégia mais promissores de 2024, vai ser lançado em 2025 no PC. Mas, se o novo trailer de gameplay for algum indicador, a decisão tomada pela Stutter Fox Studios e a Hooded Horse foi mais do que certeira.
Para quem não conhece, “Falling Frontier” é mais um da lista de ambiciosos jogos de estratégia ambientados no espaço que visam unir um combate mais “realista”, uso de logística, gerenciamento de tripulação e diferentes tipos de naves. O que o torna “único” na minha visão é o escopo e a ambição da Stutter Fox Studios. O mapa de cada área é imenso e você precisa utilizar probes e outros métodos de detecção (passivos e ativos) para encontrar o inimigo.
O novo vídeo de pouco mais de 14 minutos mostra diversas áreas do jogo que receberam uma grande repaginada. Dentre elas está a interface que mais uma vez foi reformulada para ficar mais coesa, parte do sistema de logística por meio de uma operação de mineração e quatro novas naves.
As quatro novas naves são a fragata Berwick – cujo papel é de reconhecimento e a opção de colocar minas em partes do mapa –, a fragata Coventry que é mais usada para a escolta de naves mineradoras ou espaçonaves menores. Por fim, a Fragata York e Faslane são utilizadas tanto para reconhecimento e furtividade. Ambas possuem sistemas de sensores avançados e podem utilizar drones ou misseis
Tudo isso vai poder ser alterado no criador de naves que, se o vídeo estiver perto de uma versão “final”, o criador está cada vez mais robusto e as naves são apenas o “ponto de partida” para você criar uma frota personalizada.
Ainda fico curioso acerca de “Falling Frontier” é como a Stutter Fox Studios vai lidar com o uso de plano “2D” ao invés de um plano “3D”. É muito fácil cair na mesmice e com designs de naves “arroz com feijão”. Espero de fato que a frota personalizada seja tão extensiva quanto eu imagino e que múltiplas táticas sejam viáveis.
Outro ponto que não posso deixar de ressaltar sobre o combate é a presença de bombardeios planetários. É a primeira vez que eles são mostrados em vídeo e, olha, devo dizer que estou impressionado. Parece uma tatica um tanto arriscada mas quem conseguir dominar um planeta e seus recursos vai com certeza sair vitorioso ou mudar o rumo de uma partida.
Se tudo o que a Stutter Fox promete no vídeo se tornar realidade em 2025. Já temos mais um jogão vindo aí.
Veja o trailer e mais imagens de “Falling Frontier” abaixo: