Wesnoth

Eu não lembro quando foi a última vez que formatei o meu computador e um dos primeiros jogos a serem instalados não foi Battle of Wesnoth. O game de estratégia em turnos desenvolvido lançado em 2003 por David White em seu site oficial, e agora mantido por uma comunidade de fãs, finalmente deu as caras no Steam.

Gratuito (sem elementos free-to-play nem nada), a versão base conta com 15 campanhas – cada uma com uma média de 15 a 20 mapas – modo multiplayer, 200 unidades, e conteúdo feito pela comunidade ao longo desses 15 anos.

Não se assuste em relação aos números, Wesnoth ainda é consideravelmente fácil de se aprender. As facções iniciais possuem um número relativamente limitado de variedade tática, mas serve como um bom fundamento para as campanhas avançadas. Nelas que você realmente encontra a “magia” de Wesnoth —unidades especializadas, necessidade de considerar a influência do terreno e mapas que pedem para que você seja criativo.

E quanto cansar disso tudo, ainda há outras dezenas de campanhas, cenários para o multiplayer e facções feitas pela comunidade. Eram quase dez novas campanhas com quase o dobro de duração, tudo de graça.

Não quer jogar no Steam? Não tem problema, Wesnoth também tem uma versão com instalador próprio, além de versões para iOS, Android, Mac e Linux. Só, por favor, não deixe de dar uma chance a esse game fantástico.

Game de estratégia Battle for Wesnoth chega ao Steam

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.