Em nota, a Raw Fury e o estudo brasileiro da Long Hat House anunciaram nesta quarta-feira (20) que seu metroidvânia Dandara será lançado para Nintendo Switch, PC, Xbox One, PlayStation 4, iOS e Android em fevereiro. Preço ainda não foi divulgado.
Inspirado por Dandara dos Palmares – esposa de zumbi dos Palmares e uma das vertentes na luta pela liberdade de homens e mulheres negros no Brasil – o game tenta passar tal história ao colocar a protagonista na tentativa de trazer direção em um mundo onde não há tal conceito.
Ao invés de uma navegação tradicional, Dandara só pode navegar por pontos específicos da tela, o que faz com que o jogador tenha de “mirar” sua direção. Tal mecânica também é usada para o combate contra inimigos e solução de quebra-cabeças.
Como tantos outros personagens desse período histórico, Dandara tem grande parte de suas origens rodeada em mistérios; não se sabe o local onde nasceu, nem uma certeza sobre sua morte. Tal incerteza deu espaço para a criação de lendas, que desde então, sobrevive pelo imaginário brasileiro, os movimentos de conscientização sobre o racismo, e o trabalho de antropólogos.
Em conjunto com o anúncio a desenvolvedora divulgou uma faixa da trilha sonora do game, a qual você pode escutar abaixo:
Já o Nintendo World Report gravou na Pax East pouco mais de sete minutos do jogo em ação: