Ainda bem que vocês não contam comigo para decidir número da mega-sena ou coisa do tipo. Algumas semanas atrás eu falei que o 4X “Galactic Civilizations IV” não devia sair tão cedo. Eis que a Stardock me solta a bomba da semana e fala que, na realidade, a versão 1.0 estará disponível na Epic Games Store a partir de 26 de abril. Até onde se sabe, a desenvolvedora manterá o preço de acesso antecipado de R$75,99. Nada foi falado sobre uma versão Steam ou GOG.
Considerando que a última atualização trouxe a possibilidade de criar a sua própria facção, acredito que este seja o último “grande conteúdo” planejado para “Galactic Civilizations IV”. Os próximos dias serão usados para refinamento e correção de bugs. Não que isto seja um problema, do que eu joguei, a versão atual do 4X já é muito melhor do que o lançamento de “Galactic Civilizations III”.
A decisão da Stardock de quebrar a “tradição” de 4X e adicionar mais personalidade por meio de personagens que influenciam a administração de um planeta, setores ou até mesmo frotas estrelares é muito mais interessante do que foi feito até então. Por consequência, até a IA está mais complexa e dinâmica do que as versões anteriores do game.
Levando em conta que Humankind seria o jogo que iria “revolucionar os 4X”. Creio que este vai acabar sendo o trabalho de “Galactic Civilizations IV”, “Old World” – que em breve estará no Steam –, e “Distant Worlds 2. O último só vai ocorrer se a desenvolvedora continuar a corrigir a dezena de problemas que me impedem de terminar uma partida.