Galactic Civilizations IV

De tantos anos acompanhando e cobrindo a E3, eu já estou mais do que acostumado a ter “surpresas” durante os eventos. Entretanto, a última coisa que eu esperava era a Stardock aparecer do nada e falar “Olá, então, Galactic Civilizations IV entrou em fase alpha e você pode ter acesso antecipado via a Epic Games Store”.

Para começo de conversa, eu não imaginava que a Stardock daria preferência para a Epic Games Store, segundo que imaginei que a versão alpha de Galactic Civilizations IV ainda estava muito longe de dar as caras.

A versão de “acesso antecipado” do 4X já conta com as principais mudanças que a sequência traz em relação a Galactic Civilizations III. Dentre elas estão a inclusão de um novo sistema de setores, melhorias no combate tático e uma maior ênfase em personagens controlados pela IA.

O jogo não possuirá mais a campanha principal, mas sim seguirá o caminho de jogos como Endless Legend e incluirá histórias via quests ou missões que irão dar as caras de tempos em tempos durante a exploração do mapa. Isto coincide também com a presença de tais personagens controlados pela IA. Estes podem ser líderes de setores ainda não explorados na galáxia, mercenários que podem ser recrutados pelo jogador e obviamente pertencerem a outras facções.

Eu espero que a Stardock tenha aprendido uma boa lição com Galactic Civilizations III, pois por mais que ele tivesse “potencial” de ser um ótimo jogo, ele se esforçava mais em gerar escala do que trabalhar as suas mecânicas. Mesmo depois de várias expansões ele ainda soava um tanto raso para mim.

Ainda não sei quando terei impressões da versão alpha, mas espere-as assim que eu tiver tempo para respirar. A versão de acesso antecipado está à venda por R$75,49

Galactic Civilizations IV entra em alpha via Epic Games Store

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.