Eu venho adorando essa onda de shooters em primeira pessoa que vão além de homenagear uma era para, quase que literalmente, encapsular um estilo de jogo específico. Recentemente tivemos “Vladik Brutal” – que não há como defini-lo como algo além de “Half Life 2, porém russo”. Outro que segue os mesmos passos, porém mais próximo do primeiro “Half Life” é “Kvark”, que teve seu lançamento confirmado para 3 de outubro.
Atualmente em acesso antecipado via Steam e com dois capítulos disponíveis, o jogo tenta abraçar um pouco da jogabilidade frenética de quake com uma estética que varia entre alguns elementos clássicos de “Half Life” como a estética de certas áreas e a regeneração de vida por meio de equipamentos encontrados pelo mapa.
Mesmo que tenha essa “homenagem”, o título da Latest Past consegue muito bem caminhar com as próprias pernas. Ele é frenético na medida certa, brutal quando precisa ser, mas também conta com uma boa dose de quebra cabeças bem pensados.
Além do que, por ser mais um jogo feito no leste europeu, claro que ele vai conter um traço da estética tão proeminente de alguns desenvolvedores da região. Brutalismo das construções soviéticas, monstros e uma sensação de desolação e uma trilha sonora que alterna entre tenebrosa e furiosa.
O último trailer, que mostra o terceiro capítulo – que vai estar disponível junto com o lançamento em 3 de outubro – mostra que a desenvolvedora quer fechar o shooter com “chave de ouro”. A ação é quase ininterrupta e a Latest Past já mostrou algumas das novidades que vão estar presentes nele. Uma delas sendo uma minigun que dilacera os inimigos em segundos. Bem que eu precisava dela no capítulo um do FPS.
Podem ter certeza de que teremos nossas impressões sobre a versão final de “Kvark” assim que possível.
Veja o trailer de anúncio abaixo: