Eu não tendo a “perder o meu tempo” em shooters free-to-play. A maioria deles tem um sistema de monetização agressivo e pouco motivo para voltar a jogá-lo. Estou mais do que disposto a dar uma chance para o recém-lançado no Steam “Histera” por uma simples razão: mapas que se transformam em diferentes eras durante uma partida.
O conceito em si é muito interessante para mim. Em suma, partes do mapa se alteram ao longo de uma partida e com isso, as armas disponíveis. Você pode começar uma partida com um rifle da Segunda Guerra Mundial e acabar com uma lança pré-histórica ou um rifle futurista. Pelo que a desenvolvedora StickyLock Games apontou, cada arma tem atributos e características específicas.
Todavia, após jogar algumas partidas, “Histera” tem elementos que me preocupam um tanto. Ao invés de coletar as armas pelo cenário – o que eu esperaria de um jogo que usa viagem no tempo como principal mecânica – você já começa com elas. Não há um devido incentivo para você pegar uma submetralhadora da Segunda Guerra Mundial quando um rifle futurista causa muito mais dano.
Outra questão que foi levantada pela comunidade, e que eu concordo, é o desempenho bem abaixo do esperado. Nem mesmo nas configurações mais baixas o meu PC – que já não é lá grandes coisas (i9 e uma 3090) – atinge 60 quadros por segundo às duras custas.
Vou acompanhar de perto o desenvolvimento de “Histera” pelos próximos meses. Acredito que ele tem um incrível potencial, mas requer uma boa dose de polimento antes de conseguir atrair o público desejado.
Por ora, fique com o trailer e mais imagens do game abaixo: