Se tem uma área em que a Paradox realmente deixou a desejar, foi no tratamento da versão consoles de seus Grand Strategies. Além de Stellaris só receber o pacote Toxoids recentemente, “Crusader Kings 3” recebeu nesta terça-feira (5) o flavor pack “Fate of Iberia”. Ele foi originalmente lançado em maio de 2022 para o PC. Donos de console terão que pagar no mínimo R$25,95 (Xbox) ou R$37,50 (PlayStation)
A discrepância de datas não é só o grande problema, “Fate of Iberia” é basicamente o elemento crucial que demonstra a modularidade de “Crusader Kings 3” no geral – com o foco nas tensões em 867 na região da península Ibérica e um novo sistema de eventos. Esse mesmo sistema foi o que fez “Legacy of Persia”, o mais novo DLC para a versão PC do game ser tão impactante.
O pacote inclui um novo sistema das tensões entre as diferentes culturas e religiões da região. Você poderá unificar Espanha ou tentar uma divisão mais “igual” das regiões. Novos eventos dinâmicos, arte e modelos 3D para quem possui Royal Court também estão inclusos no pacote.
Assim como foi no PC, a Paradox também já confirmou a tradicional atualização que acompanha um DLC grande. No caso de “Fate of Iberia”, ela trará mais conteúdo como uma nova facção, contrato de vassalos para clãs e uma nova data de início de 867 focada na península ibérica.
É uma pena que os donos da versão console só tem acesso agora ao DLC. E, realmente espero que a Paradox acelere o ritmo das atualizações. “Defasado” já não é o suficiente para descrever “Crusader Kings 3”.
Minha recomendação? Se você realmente gostou do jogo, pegue-o no PC e aproveite ainda mais com mods.