Eu sempre fico fascinado quando uma empresa que se sedimentou em um gênero decide “da noite para o dia” mudar de rumo e buscar se reinventar. É ao menos o que vejo com o trailer do shooter “Gravelord” da Fatbot Games, mais conhecida pelos dungeon crawlers “Vaporum” e “Vaporum: Lockdown”. Ele está previsto para entrar em Early Access dia 22 de janeiro. Preço no Brasil ainda não foi divulgado.
Ainda que ele tenha aquela pegada de shooter “clássico” que tenho visto nos últimos anos, “Gravelord” está tentando se diferenciar ao abordar o tema com um estilo mais similar aos games do começo dos anos 2000. Uma jogabilidade mais frenética como a de “Quake 3” e menos ênfase em arenas de combate ou busca por keys.
A versão inicial de acesso antecipado vai dar acesso ao primeiro episódio e já contém todas as mecânicas que a desenvolvedora planeja implementar. Ou seja, um variado arsenal de mais de 15 armas e um sistema de “upgrades” com cartas de tarô. Cada uma delas pode aumentar seus pontos de vida, dano, velocidade de movimento e por aí vai.
Do que eu joguei da demo, disponível no Steam, “Gravelord” ainda está um pouco cru no que diz respeito a movimentação, mas apresenta um dos pontos mais fortes da Fatbot Games: exploração. Os dois mapas estão recheados de segredos que me deixaram com vontade de rejogá-los só para encontrá-los.
A previsão é que o jogo fique pelo menos um ano em acesso antecipado até que os outros dois episódios restantes sejam finalizados. Obviamente, isso vai variar de acordo com o feedback da comunidade em relação a atual versão do jogo. Não duvido que esse período se prolongue um pouco mais.
Veja o trailer e mais imagens de “Gravelord” abaixo: