Você já se perguntou o porquê de vários jogos da “Infinity Engine” (Baldur’s Gate 1 e 2, Planescape Torment, Icewind Dale) receberem versões melhoradas e não “Icewind Dale 2”? Bem, o código-fonte do jogo foi perdido. Isso não parou a comunidade, que depois de uma tarefa monumental, lançaram esta semana “Icewind Dale 2: Enhanced Edition”.
O projeto foi encabeçado pela “The Red Chimera Group”, que é composta modders, artistas e programadores. Em suma a nova “versão” de “Icewind Dale 2” adiciona mais de 110 novas magias, novos itens e equipamentos mágicos, além de adicionar novos NPCs recrutáveis.
Outras alterações significativas incluem a redução de “backtracking” de algumas quests primárias – um dos pontos de grande crítica em relação a versão original – e refinamento no combate do endgame. Claro que tudo isso pode ser ajustado de acordo com o gosto de cada um. Até os quebra-cabeças, que são uma das partes que detesto, podem ser removidos.
O arquivo ocupa pouco mais de 72MB e sua instalação é relativamente simples. Basta fazer o download do arquivo disponível no fórum da Beamdog e seguir as instruções para apontar o local correto dos seus CDs de Icewind Dale II. No caso da versão GOG, basta apontar para o local onde o game foi instalado.
Eu ainda não tive tempo de testar o mod à fundo, mas só nos minutos iniciais já dá para notar uma diferença gritante em termos de refinamentos. Só a opção de pegar itens do chão sem ter que acessar 300 menus é um tremendo avanço. A versão Enhanced também já vem com suporte a resoluções widescreen.
A lista completa de adições está disponível no fórum da Beamdog. E, se você ainda não jogou esse clássico, deixo aqui a minha recomendação: