Olhando para trás, acho que as minhas versões favoritas de Far Cry depois de Far Cry 2 são justamente os spin-offs Blood Dragon e Primal. Far Cry New Dawn, lançado nesta sexta-feira para PC, Xbox One e PlayStation 4 por R$149,90 (consoles) e R$129,90 (PC) pode entrar nessa lista.
O spin-off acontece 17 anos depois do final de Far Cry 5, e cria uma ambientação “pós-apocalíptica” para Hope County. Felizmente, não é o mesmo tipo que estou acostumado – menos “destruição” e mais algo como uma mutação genética, novos animais e uma estética colorida.
No fundo ainda é Far Cry, ou seja, espere uma mistura de stealth, ação, algum animal vindo destruir o seu veículo em um momento inoportuno, etc. A maior novidade dessa versão é um retorno para o conceito de “evoluir” uma base (a base Prosperity) e as incursões, missões especiais que acontecem fora do mapa e te levam para outras regiões dos EUA.
Assumo não ter gostado da direção que Far Cry 5 tomou, ainda mais quanto tentava ser o mais apolítico possível, caótico demais, e se perder na história. O escopo reduzido de Far Cry New Dawn pode ser uma interessante solução para uma franquia que – sinceramente – já tem elementos superficiais de sobra.