Em comunicado no blog oficial, a Microsoft anunciou que Fable Legends, previamente em desenvolvimento para Xbox One e Windows 10, foi cancelado. Em conjunto, há conversas com os atuais funcionários da Lionhead Studios, desenvolvedora da série, sobre o fechamento da empresa.
O game sairá do ar a partir de 13 de abril de 2016. Aqueles que possuem acesso ao beta fechado podem continuar até lá. Aqueles que compraram gold terão seu dinheiro reembolsado e serão notificados nos próximos sete dias.
Fable Legends foi anunciado originalmente em 2013 e estava previsto para ter um beta aberto nesse outono no Brasil. Ele seria compatível com cross-play entre o Xbox One e o Windows 10.
Fundada em 1996, a Lionhead tornou-se famosa pelo game de estratégia Black & White, onde após isso começou a se focar no desenvolvimento de Fable e desde então lançou Fable 2, Fable 3 e Fable The Journey, Fable Heroes e Fable Anniversary.
Outra empresa que corre risco de fechamento é a Press Play, criadora de Max: The Curse of Brotherhood. O último trabalho da empresa foi Kalimba em 2014 e no momento trabalhava em um jogo de sobrevivência no estilo de jogos vorazes.
As discussões sobre sobre o fechamento estão relacionados a uma regra do Reino Unido, que requer que as empresas atinjam certos requerimentos para demissões em massa. Quando mais de 20 funcionários serão demitidos, eles têm direito a um período mínimo de 30 dias de consultoria antes que isso aconteça. Nesse período as empresas são obrigadas a buscar alternativas, incluindo treinamento e designação para outras áreas.