Em nota, a Saber e a Focus Home Interactive anunciaram nesta sexta-feira (1º) que aqueles que compraram a versão “Year 1” de “Expeditions: a MudRunner Game” (R$199,90), já podem começar a jogá-lo. O spin-off de SnowRunner vai ser lançado oficialmente em 5 de março.
Como uma das pessoas que já tem acesso ao jogo, devo dizer que o spin-off segue uma linha bem diferente a franquia principal, e não necessariamente ruim. O foco está de fato em explorar e realizar expedições pelos mapas. O jogo em si tem uma estrutura muito mais “rígida” de início, facilitando o aprendizado das principais mecânicas. Tanto que o modo de exploração livre só é liberado após completar no mínimo 5 ou 6 missões.
Embora isso venha a irritar alguns veteranos de “SnowRunner”, creio que seja para o melhor. Eu já tentei recomendar “SnowRunner” para várias pessoas e a maioria das respostas que obtive eram “Por onde começo” ou “que caminhão eu devo usar?”.
O spin-off também elimina a linha mais “tradicional” de veículos, se focando bem mais em transportes que possam ser usados em terrenos áridos ou difíceis. Embora possa soar contraditório, é uma decisão perfeita para “Expeditions: a MudRunner Game”. Os mapas do jogo têm muito mais verticalidade e as chances de você destruir o veículo em uma descida arriscada são bem maiores.
Outro ponto que é bem diferente do original é o consumo de combustível. Os veículos ainda consomem combustível em um ritmo “tradicional” como “SnowRunner”, mas postos de abastecimento são raros. Ou seja, planejar uma expedição requer atenção e cuidado.
Tenho uma grande sensação de que “Expeditions: a MudRunner Game” vai ser um grande “ame ou odeie”. Ele não tem tanta variedade de cenários como “SnowRunner”, mas o potencial dele crescer e ser tão grande quanto o jogo original está lá. Espero que a comunidade o abrace
Veja o trailer mais recente do game abaixo: