MegaCorp

Para a surpresa de ninguém que acompanhou os últimos diários de desenvolvimento de Stellaris no fórum da Paradox, a desenvolvedora anunciou nesta quarta-feira (24) que a próxima expansão do game se chama MegaCorp será lançada em conjunto com a atualização LeGuin (2.2). Data ainda não foi divulgada.

A promessa da expansão é ampliar um dos (diversos) aspectos decepcionantes de Stellaris: a economia. Ao invés de ser algo praticamente passivo como anteriormente, MegaCorp vai trazer o conceito de rotas de comércio e valor de mercado de planetas. Certas civilizações poderão, por exemplo, construir filiais de corporações e influenciar o valor de mercado – podendo até pegar uma parcela deles para aumentar a renda no mercado intergaláctico.

Essa é outra novidade da expansão, que agora divide o mercado entre mercado interno e mercado intergaláctico. No começo de uma partida você terá acesso apenas ao mercado interno, que tem seu preço influenciado pelas ações de governos ou de corporações que residem nos seus planetas. Os preços de matérias-primas sempre serão mais altos que o mercado intergaláctico, no entanto não existe competição.

A competição e o sistema de oferta e procura também podem influenciar ou prejudicar outras civilizações. Um exemplo citado pela Paradox é a possibilidade de “arruinar” a economia de outra civilização ao comprar um grande estoque de alimentos, fazendo com que o preço caia exorbitantemente e prejudicando civilizações que são dependentes da exportação desses produtos para gerar renda.

Outras adições da expansão incluem novas megaestruturas, a inclusão de um mercado escravocrata intergaláctico (um pouco assustador) e novas tecnologias que influenciam a produção de certos tipos de produtos. Recomendo ler o último diário de desenvolvimento, datado de 18 de outubro, para mais detalhes.

É bom que a Paradox finalmente vá dar um jeito na economia de Stellaris, agora só resta eles finalmente darem uma melhorada na diplomacia. Aí é que o jogo vai começar a ficar interessante para quem é mais “entusiasta”.

Expansão MegaCorp quer revigorar sistemas econômicos de Stellaris

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.