Bom, depois da recepção menos do que morna de “Trial of Allegiance” — até mesmo da minha parte — no começo deste ano, a Paradox Interactive pelo visto vai finalmente se focar no que a comunidade de “Hearts of Iron IV” tanto quer há anos: uma expansão focada na Alemanha. Prevista para 14 de novembro, “Götterdämmerung” expandirá a Focus Tree, trará projetos especiais e um sistema de “raids”. Por ora, ela só pode ser comprada com o passe de temporada por R$113,19
O principal atrativo para muitos vai ser obviamente mais opções para a Focus Tree da Alemanha, novas opções nacionalistas e alternativas vão estar inclusas e detalhes sobre as mesmas serão divulgadas nas próximas semanas.
Outro país que vai receber uma nova Focus Tree é a Austria, com caminhos alternativos para se tornar independente ou se aliar ainda mais forte a Alemanha. Já a Hungria e a Bélgica vão ter suas Focus Trees refeitas com a possibilidade de recriar o império Austro-Húngaro ou, no caso da Bélgica, partir para África e ver a Segunda Guerra Mundial da perspectiva do Congo – colônia do país durante o período.
Mas o que mais me deixa curioso sobre a expansão são os novos tipos de “raids militares”. Uma mecânica nova em “Hearts of Iron IV”. A Paradox não revelou muitos detalhes sobre as mecânicas, mas em suma elas vão atuar como “eventos especiais” onde você vai poder atacar alvos estratégicos de altíssima importância, cruciais para o desenvolvimento ou produção de um tipo de armamento ou armas secretas.
Por falar nelas, “Götterdämmerung” virá com um novo sistema de projetos secretos. Esse sistema vai atuar em paralelo com o sistema de pesquisa atual do game e permitirá a construção de armas experimentais tanto que podem ter sido projetadas na vida real como “imaginárias” – mas dentro obviamente do escopo plausível da tecnologia do período.
Tais projetos vão precisar de uma atenção extra já que múltiplas variantes irão moldar o progresso deles. Construir fábricas ou estações de pesquisa em certas partes do mapa vai ser crucial para acelerar a pesquisa e infraestrutura adicional vai ser necessária para apoiar esses projetos. Estou bem curioso para ver como ele vai se encaixar com o já inchado sistema de “Hearts of Iron IV”.
A desenvolvedora também aproveitou para anunciar o que esperar para 2025. A próxima expansão, focada em um país ou região, vai ser “Graveyard of Empires” no primeiro trimestre do ano que vem. Já o terceiro trimestre incluirá um pacote de veículos-protótipo. Ainda não se sabe se eles irão fazer parte de projetos especiais ou se vão estar liberados para todos os países. Espero que não seja a segunda opção, o Grand Strategy já é mais do que caótico no seu atual formato.
Eu não sei bem ao certo o que o futuro de fato reserva para “Hearts of Iron IV”, mas eu vejo a Paradox ampliando e melhorando praticamente cada um dos seus jogos em 2024. Cosmic Storms de “Stellaris” pode não ter agradado a todos, mas foi uma boa adição. “Crusader Kings 3” vive uma alta graças a sua nova expansão. Torço que o mesmo ocorra com “Hearts of Iron IV”.
Ou ao menos as pessoas parem de reclamar da ausência de uma nova Focus Tree para a Alemanha.
Veja mais imagens e o trailer de “Hearts of Iron IV: Götterdämmerung” abaixo: