Céus, Paradox, você pode, um dia, parar de anunciar alguma expansão ou um DLC para um “Grand Strategy”? Já não me basta “Crusader Kings III”, “Europa Universalis IV” e “Star Trek: Infinite”. Agora é a vez de “Stellaris” receber mais uma expansão esse ano, “Astral Planes”.
Ainda sem data definida para lançamento, a expansão pode ser outra guinada gigante na estrutura do game com a considerável expansão de eventos narrativos com múltiplos finais e eventos. Embora o jogo já contasse com tais mecânicas desde que o sistema de arqueologia foi adicionado, a promessa é que tal sistema será aprofundado por meio de “planos astrais”.
Esses planos astrais funcionam como uma nova categoria de eventos para o endgame de “Stellaris”. Tais planos podem contar com diferentes regras, funcionalidades, novas mecânicas ou tecnologias que não são encontradas na galáxia do jogo.
É uma solução inteligente para resolver um dos grandes problemas que o jogo tem em termos de narrativa: a maioria das partidas de “Stellaris” acabam ou em meio a crises gigantes ou toda a galáxia unificada pelo jogador. Já estava mais do que na hora de adicionar uma camada extra de narrativa nessa área.
A expansão vai vir acompanhada da atualização “3.10”, intitulada “Pyxis”. Uma das maiores mudanças que vai estar inclusa nela é a consolidação de líderes e governadores, um sistema que foi introduzido em “Galactic Paragons” e vem sendo refinado desde então.
A partir da versão “3.10”, generais e almirantes serão unidos debaixo de uma categoria, a de comandantes. O mesmo ocorre para governadores e embaixadores, que agora recebem o nome de oficiais. O último diário de desenvolvimento entra em mais detalhes acerca da mudança.
Eu vejo uma mudança bastante positiva, “Galactic Paragons” adicionou uma camada extra de microgerenciamento para um jogo que já tem isso de sobra. Além disso, vai ser mais fácil decidir qual o melhor líder para cada função.
Agora é aguardar e torcer para que essa expansão, também, não dê as caras em novembro se não eu estou ferrado de tempo.
Veja o trailer de anúncio e as primeiras imagens de “Stellaris: Astral Planes” abaixo: