A hora do “tudo ou nada” de Stellaris está mais próxima do que imaginávamos. Anunciada oficialmente no começo do ano, a expansão Apocalypse será disponibilizada em 22 de fevereiro por US$19,99. Na mesma data o game de Grand Strategy receberá a atualização 2.0.
Um dos destaques de Apocalypse é a inclusão de novas classes de naves. A Colossus, por exemplo, é capaz de aniquilar planetas. Os jogadores que decidirem por essa rota terão cinco opções de destruição: World Cracker, Global Pacifier, Neutron Sweep, God Ray e Nanobot Disperal. Cada uma delas tem um grau maior ou menor de destruição. World Cracker, como o nome deixa implícito, destruirá completamente o planeta, enquanto o Global Pacifier irá envolver o planeta em um escudo gigante e o prevenirá de ter contato com o restante da galáxia.
Já a outra espaçonave é a classe Titan, de nível 5 de tecnologia e equipadas com armas de longo alcance. Teoricamente o seu poderio de fogo é capaz de destruir um Battleship com um disparo. Para questões de balanceamento, cada jogador terá um número limitado dessas naves – sendo o mínimo uma por jogador e adicionais definidas pela capacidade militar.
A importância da data para os donos do game vêm também por conta da atualização 2.0, chamada Cherryh. O intuito da Paradox com ela é dar um novo direcionamento ao game e refinar grande parte das mecânicas. O combate terrestre terá novos modificadores, o sistema de Warscore foi alterado e foi incluso um novo tipo de decreto intitulado “campanhas” que trazem modificadores temporários a diversos aspectos do império. Para mais detalhes recomendo dar uma passada no fórum da Paradox para ler os últimos diários de desenvolvimento.