Em nota no blog oficial, a Daybreak Games anunciou que o desenvolvimento de EverQuest Next está cancelado. O MMO foi anunciado em 2012 quando a empresa ainda era conhecida como Sony Online Entertainment.
Russel Shanks, presidente da empresa, apontou o motivo do apenas como um game que estava abaixo das expectativas “No caso de EverQuest Next, nós atingimos feitos incríveis que impressionaram membros da indústria. Infelizmente, quando juntamos as peças, percebemos que não era divertido. Sabemos que vocês [fãs] têm altos padrões quando o assunto é Norrath e nós também. Na última análise, tivemos que aceitar o fato que EverQuest não iria atingir as expectativas.”, completou.
A primeira etapa no desenvolvimento de EverQuest Next do game deu luz a EverQuest Next Landmark, um game onde os jogadores poderiam manipular a terra e criar estruturas, no mesmo estilo de Minecraft. Ainda no acesso antecipado do Steam, Landmark teve seu desenvolvimento congelado em 2015.
Everquest Next vinha com a promessa de ser a próxima etapa evolutivas nos MMOs, com um mundo completamente destrutível, mudanças permanentes com base nas escolhas dos jogadores e um sistema de classes mais personalizável.
Atualmente a Daybreak trabalha em H1Z1, que recentemente também o dividiu em dois jogos separados, além de oferecer conteúdo novo tanto para EverQuest quanto para EverQuest II.