Você se lembra da última vez que a Paradox decidiu mexer nos países das Américas? Com “Leviathan” em 2021. O resultado foi desastroso e levou meses para ser corrigido. A próxima expansão do game, “Winds of Change” é uma segunda tentativa e teve seu lançamento confirmado para 8 de maio por R$71,99. Será que teremos um repeteco de 2021?
Em termos de “conteúdo”, a expansão é gigantesca e certamente o grande foco de “Europa Universalis IV” para 2024. Os Incas, astecas e Maias receberão novas árvores de missões e novas mecânicas. Além disso, uma linha de missões alternativas inclui uma possível invasão da Europa (Oi “Sunset Invasion” de Crusader Kings 2!).
Já Noruega e Veneza finalmente recebem mais opções para expandir os seus impérios mercantis. Novos eventos históricos para Veneza foram apresentados em um diário de desenvolvimento publicado no fórum da Paradox e apontam para mais mecânicas – e problemas – que o país enfrentou durante a Renascença.
Hungria, Bohemia e Austria também tiveram mudanças na sua árvore de missões. Embora mantenham parte do que já foi adicionado em expansões e atualizações anteriores, as novas missões abordam também conflitos internos e possíveis oportunidades de expansão.
A adição que eu estou mais ansioso para testar são as novas missões para o império Timúrida. Eles agora começam a partida com uma nova província, como detalhado no último diário de desenvolvimento, e uma nova árvore de missões que permite eles se unirem as tradições persas ou voltarem a ser nômades.
Por fim, países como Mongólia, Hormuz, Oman também recebem novas árvores de missões e eventos especiais.
Sinceramente, não me lembro quando foi a última vez que uma expansão de “Europa Universalis IV” mexeu tanto no mapa quanto “Winds of Change”. Por isso o meu medo do repeteco de “Leviathan”.
Se tudo correr certo, mais uma expansão para um fantástico jogo que está completando 10 anos.
Mais detalhes sobre o DLC e a atualização 1.37 que o acompanha estão disponíveis no fórum da Paradox.