Dharma

Engraçado como as coisas ficam mornas para o lado da Paradox quando chega o segundo semestre, não é mesmo? Dezenas de anúncios na PDXCON, mas nada das prometidas expansões darem as caras. Ao menos os fãs de Europa Universalis IV terão motivo para tomarem outra facada no bolso ficarem contentes, pois a expansão Dharma teve seu lançamento confirmado para 6 de setembro por R$37,99.

A expansão se volta para a região da Índia e os diversos conflitos relacionados ao controle mercadológico e territorial que marcaram a sua história. O que a torna tão interessante é o escopo e a quantidade de modificações que ela trará – muito maior do que diversas outras expansões da Paradox. Efeitos climáticos, como enchentes e monções, agora afetam a movimentação e eficácia das tropas no combate.

Outro ponto relevante é a imensa reforma que a Paradox fará nos sistemas políticos que virá com a atualização 1.26. Ao invés de serem divididos em dezenas de categorias, agora são aglutinados em categorias distintas e alterados a partir de reformas. As diversas monarquias, por exemplo, agora foram “unificadas” e podem ser personalizadas por meio de reformas governamentais.

Certas reformas – especialmente as relacionadas a Índia – estarão disponíveis somente para quem comprar Dharma. O mesmo vale para novos bônus culturais aos império Mongol e novas árvores de missões focadas nesses países. Recomendo você dar uma passada no fórum da Paradox e ler os diários de desenvolvimento focados na parte mercadológica de Europa Universalis, as novas nações que poderão ser formadas e as profundas alterações previstas para as sociedades comerciais.

Europa Universalis IV: Dharma chega em setembro

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.