Todo vídeo de “Sanctuary Saga”, o recém-lançado RPG no Steam por R$28,99 da Boomer’s Workshop me deixava confuso. “O jogo se intitula roguelite, mas não vi nenhum elemento até então!”. Foi aí então que, por pura curiosidade decidi jogá-lo e aí as coisas começaram a fazer sentido e serem um tanto quanto surpreendentes.
Sob um olhar superficial, “Sanctuary Saga” parece muito como o seu típico RPG feito no RPG Maker – não que isso seja algo ruim. Batalhas por turnos, foco na narrativa e dezenas de monstros a serem derrotados. É nessa parte de “dezenas de monstros” que a Boomer’s Workshop insere suas mecânicas de roguelite ou, melhor falando, de aleatoriedade.
O jogo é dividido em dois arcos por assim dizer. Um deles, caso você prefira, conta a história dos 6 viajantes e a razão de cada um para explorar as “Untamed Wilds”. Outro deixa você pular direto para o combate em cada um dos biomas que é gerado aleatoriamente.
Além de serem gerados aleatoriamente, cada bioma contém inimigos que tem pontos de resistência ou fraqueza aleatórios. Ou seja, você pode jogar o mesmo bioma 2x, encontrar o mesmo tipo de inimigo e ter que mudar a sua tática. O objetivo é chegar até o final do “mapa” e derrotar todos os mini-chefões e chefões.
Devo concordar que é uma premissa interessante. Eu particularmente não tenho muito interesse em conhecer a história dos personagens, mas adoro um bom combate em turno. E, do que eu joguei de “Sanctuary Saga”, isso ele tem de sobra. Ainda mais considerando que cada personagem tem uma classe específica. Encontrar a composição certa vai ser um bom desafio.s
E lá vai mais um RPG para a minha lista de “RPGs que eu preciso escrever sobre”. Uma lista que só cresce e que não deve parar de crescer tão cedo.
Veja o trailer de lançamento e mais imagens abaixo: