Creio que devo ter ouvido falar de Enlisted, o shooter ambientado na Segunda Guerra Mundial da Darkflow Software, por volta de 2017. Agora, quase três anos depois do seu anúncio ele está disponível em beta fechado via o Xbox Game Preview ou pela compra de pacotes de fundadores no site da Gaijin Entertainment.
A principal diferença entre Enlisted e outros shooters que fazem parte desse “renascimento” de games da Segunda Guerra Mundial está no seu sistema de esquadrões e campanhas. Você sempre começa a partida no controle de uma esquadrão de soldados controlados pela IA. Estes vão do seu típico cabo até soldados especializados em artilharia, antitanque e por aí vai.
Já o sistema de campanhas é a maneira que a Darkflow achou para inserir conteúdo adicional e transformar Enlisted quase um “Games as a Service”. O beta fechado começa com a defesa de Moscou no final de 1941 e início de 1942. As próximas campanhas cobrirão outros frontes da guerra, incluindo Normandia e possivelmente o pacífico. Datas para as mesmas não foram divulgadas, mas não espere que elas deem as caras antes do final de 2021.
Por um lado eu acho bem interessante o sistema de squads de Enlisted, por outro eu fico receoso em relação a dar esse controle para a IA. Até hoje não conheço um jogo onde soldados comandados pela IA não fazem algo absurdo ou estúpido. Espero que a Darkflow Software também esteja ciente disso e compense as partidas com múltiplos esquadrões.
Espere minhas impressões sobre Enlisted assim que tiver acesso ao beta fechado.