O período de acesso antecipado do gerenciador de cidades em um mundo pós-apocalíptico “Endzone 2” não tem sido dos melhores. Os meses iniciais foram recheados de pequenos bugs – algo de se esperar – mas principalmente pela carência de conteúdo e uma dificuldade alta. Tais problemas possivelmente serão solucionados em 29 de novembro, data anunciada pela Assemble Entertainment para o lançamento da mais nova atualização do game.
Um dos ajustes mais significativos da atualização é a mudança no sistema de radiação. Até então a radiação no mundo pós apocalíptico de “Endzone 2” crescia gradativamente ao ponto de se tornarem inviáveis no atual “late game”. A nova atualização ajusta o sistema para que o crescimento seja mais estável e reaja melhor as ações do jogador. As roupas de proteção contra radiação também vão ser mais eficazes em proteger os habitantes. Em suma, o jogo vai continuar a ser difícil, mas não ao ponto de fazer alguém perder uma partida só porque a pessoa decidiu expandir a sua base ou explorar um pouco mais do que o que “devia”.
Outra adição importante é uma nova região para expedições, “The Endzone”. Ainda com detalhes escassos, a Assemble afirmou que esta é uma das primeiras expedições a conter elementos de puzzle. Uma guinada inesperada para um jogo que é primariamente focado em gerenciamento.
Como é de se esperar, a atualização também virá com correções de bugs, melhorias na interface e no pathfinding dos habitantes.
Confesso que ainda não tive tempo de jogar “Endzone 2” nos últimos meses, e estou um pouco por fora de todas as atualizações. De acordo com o novo roadmap divulgado pela desenvolvedora, o título já possui um sistema de eletricidade – algo que eu senti muitíssima falta no início do acesso antecipado – e vai receber um sistema de compra / venda de produtos e caça em dezembro.
Dito isso, não estou surpreso com o avanço relativamente lento do game em comparação com o antecessor. A Assemble Entertainment fez mudanças radicais como um sistema de mapa-mundí contínuo – ou seja, sem carregamento de telas –, e a adição de um veículo para expedições ao invés de elas serem apenas um elemento passivo. Claro que isso iria atrasar a implementação de certas mecânicas.
Contando que a desenvolvedora continue o ritmo “devagar e sempre”, é bem possível que “Endzone 2” acabe virando outro sucesso no gênero em 2025.
A lista de alterações da atualização “Electricity and Upcycling”, a última lançada, está listada no fórum do Steam. O vídeo dá uma pincelada geral nas principais adições. Veja também mais imagens do game e o roadmap atualizado abaixo.