Em nota, a Amplitude Studios anunciou nesta quarta-feira (12) que o seu roguelite “Endless Dungeon”, sucessor espiritual de “Dungeon of the Endless” e antes previsto para 18 de maio, foi adiado para 19 de outubro. Ele continuará a ser lançado para PC, PlayStation e Xbox.
De acordo com a Amplitude, a decisão foi tomada por conta do feedback recebido nos últimos betas e conversas com a comunidade. A estimativa é que esse tempo extra seja usado para implementar melhorias no tutorial, metaprogressão, balanceamento e mais refinamentos para os personagens.
Aqueles que compraram a versão “Last Wish” terão acesso antecipado ao jogo a partir de 17 de outubro e todos que compraram na pré-venda – independentemente da versão – receberão novas skins para os personagens “Shroom”, “Fassie” e “Comrade”.
A meu ver essa é uma boa decisão a Amplitude. Após jogar a versão preview – que recentemente escrevi sobre – uma das minhas maiores críticas em relação a “Endless Dungeon” estava no fato que o sistema de metaprogressão era atrelado ao host da partida e não compartilhado entre todos os jogadores.
Outro ponto que vai ser de muita ajuda, creio eu, para novatos tanto no gênero quanto no jogo é a inclusão de um tutorial mais robusto. Embora tenha gostado das partidas que fiz e acho que “Endless Dungeon” tem um potencial enorme, algumas informações estavam escondidas demais e outras precisavam ser mais bem explicadas.
Eu espero que isso, outra vez, sirva como lição para a Amplitude em realizar mais betas ou até mesmo optar por um acesso antecipado tal como foi feito com Endless Space 2. Este é o segundo jogo da desenvolvedora que é adiado consideravelmente.
A maior diferença é que ao menos eu tenho a noção de que ele não vai ser uma grande decepção como “Humankind”, mas está mais do que na hora de rever os processos de comunicação e interação com a comunidade.