Dizer que 2024 está sendo um grande ano para jogos de gerenciamento e diminuir e muito a quantidade de títulos de alta qualidade no mercado. Seja em sua versão final ou em acesso antecipado. Não muito depois do fantástico “Farthest Frontier” receber uma grande atualização, agora é a vez do desenvolvedor Marco Burri lançar “Of Life and Land” com uma premissa interessante: simular a natureza ao invés apenas as ações dos humanos.
Na superfície, “Of Life and Land” se parece muito como qualquer outro jogo de construção que você viu nos últimos anos. Estabeleça uma cidade, colete matéria-prima, refine-a para edificações avançadas e troque mercadorias com outras cidades. O que o faz tão diferente é que a natureza que vive ao seu redor é muito mais impactada e simulada do que em outros jogos.
Se você começar a decidir caçar em uma área específica do mapa, os animais começarão a evitá-la. O solo pode começar a ficar frágil se você seguir um caminho de monocultura. Plantas e árvores poderão deixar de existir caso você as extraia demais. Nenhum recurso, até onde pude ver na demo, é estático. O ponto crucial é encontrar a harmonia entre o que extrair e o que replantar ou preservar.
A versão de acesso antecipado já tem boa parte dessas mecânicas – incluindo estações e mudanças climáticas – introduzidas, mas o desenvolvedor avisou que “Of Life and Land” ainda vai ficar uns bons anos em desenvolvimento.
Embora não haja uma data definitiva para a versão 1.0, já está claro para mim que se “Of Life and Land” atingir mais da metade do que ele promete – como cadeias de logística, novos tipos de biomas e um sistema de história procedural – facilmente ficará do lado dos gigantes como Dwarf Fortress e Rimworld.
Como sempre, trarei impressões sobre o game assim que possível.
Por ora, fique com o trailer de lançamento e mais imagens. Ele está disponível por R$73,99