Eu acho que não consigo contar nos dedos a quantidade de jogos inspirados por “Terraria” e similares. Agora um que consegue unificar automação da maneira que “AutoForge” consegue? Esses são poucos. O jogo da Siege Games que entrou em acesso antecipado nesta quarta-feira por R$53,99 é mais uma grande promessa para 2024.
O loop de gameplay incial você conhece muito bem. Colete recursos, explore, comece a usar máquinas para automatizar a obtenção de recursos, estabeleça linhas de produção subterrâneas e depois as expanda para a superfície.
“AutoForge” conseguiu capturar a minha imaginação em como ele faz o jogador interagir com as máquinas. Ao menos na etapa inicial, o jogo não se limita a “coloque a matéria-prima aqui e espere”. Ele quer que você seja um participante ativo do processo de criação. Isso significa manipular alavancas, calcular distância de queda de materiais e outros pormenores que jogos top-down como Factorio não são capazes de fazer.
Outro ponto que não posso deixar de comentar é a imensa árvore de habilidades e progressão que jão estão incluídas na versão de acesso antecipado. Tudo bem que até então poucos biomas estão disponíveis, mas a “baixa variedade” é compensada com um ótimo sistema de combate – uma surpresa para mim já que apenas considero o combate de “Terraria” e outros no mínimo, aceitável – e múltiplas formas de obter materiais e refiná-los.
A previsão é que ele fique de 1 a 2 anos em acesso antecipado. O período vai ser usado pela desenvolvedora para a ouvir a comunidade, implementar sugestões e adicionar novos biomas.
Considere-me interessado em jogá-lo o quanto antes e, se possível, trazer as minhas impressões.