Com pouco mais de um mês até o lançamento da próxima etapa da trama “Shadow over Morrowind” em 5 de junho, a expansão “Necrom” para Elder Scrolls Online, a Zenimax Online já divulgou uma boa dose de material sobre o que esperar dela e do futuro do MMO. Listamos abaixo alguns dos elementos mais interessantes que vimos até então.
Para quem perdeu o anúncio original, “Necrom” é a primeira vez que a equipe de Elder Scrolls Online retorna à Morrowind e apresenta a Telvanni Peninsula. Além dessa área, a expansão será composta pelo reino do Oblivion Apocrypha. O pontapé inicial da trama “Shadow over Morrowind” foi dado com a dungeon “Scribes of Fate” que já está disponível no game via a loja online.
É nela que descobrimos mais sobre um dos “vilões” — nos olhos de certos grupos de Tamriel — da expansão, o príncipe daedra Hermaeus Mora. Não é a primeira vez que ele dá as caras em “Elder Scrolls Online”. Afinal, estátuas erguidas por seus seguidores são vistas em várias regiões de Tamriel. Entretanto, é a primeira vez que um usurpador desconhecido tenta tomar controle de seus discípulos e bloquear a sua “visão” do mundo.
Aqueles que assistiram ao preview transmitido via Twitch já tem uma leve noção do que esperar de Apocrypha – e de longe é uma das áreas mais interessantes que já vi em “Elder Scrolls Online”. A mistura de horror cósmico com a influência de Hermaeus Mora e seus seguidores a faz se destacar tanto quanto os cogumelos gigantes da Telvanni Peninsula. Quiçá talvez venha a se tornar uma das áreas que eu mais irei gostar de explorar no jogo todo, e como alguém que começou em 2014, isso é uma tremenda façanha da equipe da Zenimax Online.
Até onde se sabe, a península será dividida em três regiões: a parte sul – mais vista até então que tem como principais traços os seus cogumelos gigantes –, Vvardenfell’s Edge onde os magos de Telvani são mais poderosos e tem como principal destaque peculiares casas feitas de pedra vulcânica, e Ebonheart. A última, de acordo com a Zenimax Online, é a que possui a maior quantidade de características “alienígenas” por assim dizer.
Como é de se esperar, Necrom, a cidade que dá nome a expansão será o principal hub, onde os principais vendedores estarão, e onde parte das quests — sejam elas as quests diárias / semanais ou as quests primárias da expansão terão início.
Por falar nelas, a Zenimax já confirmou que um dos antagonistas da expansão é o daedra Toversard que apareceu no trailer de aúncio. Entretanto, ele não é quem está por trás dos planos que se desenrolam em “Necrom”. Obviamente, isso só será revelado para aqueles que completarem a expansão. No total serão 30h de quests separadas entre Telvanni Peninsula e a região de Apocrypha. É bem possível que Apocrypha seja a região mais visitada da expansão — e pessoalmente eu torço para isso pois adoro o visual de Hermaeus Mora e sua busca por conhecimento.
Para quem tem mais interesse em desafio e jogabilidade, Sanity’s Edge é a próxima Trial – o equivalente de Raids em outros MMOs – de “Elder Scrolls Online”. Ela requer 12 jogadores e tem o escopo similar a Rockgrove e Dreadsail Reef. Para dar um pouco de noção àqueles que não estão por dentro de “Elder Scrolls Online”, ambas as trials são imensas, longas e com uma tremenda variedade de locais e inimigos. Eu mesmo sequer consegui terminar Dreadsail Reef dado a dificuldade e coordenação necessária. Não duvido que o mesmo ocorra em Sanity’s Edge.
Mas para mim o que mais me interessa é a nova classe Arcanista. Ela terá três “árvores” de habilidades permitindo que você a jogue como um tank, suporte ou DPS. Outro grande diferencial dela é a introdução do “Crux”. “Crux” não é nada mais do que um tipo de “mana secundária” que é gerada por certas habilidades. Com um limite máximo de três, ela é gasta quando você ativar magias específicas, tornando-as mais poderosas.
Resumidamente, “Crux” não são mais nada do que um sistema de “combo”. Mas, considerando que o tempo de duração do “Crux” é potencialmente maior do que outras classes que também possuem “mana secundária”, ela se torna um excelente atrativo para quem está começando a jogar “Elder Scrolls Online” ou para quem busca um pouco mais de variedade de builds.
Inicialmente eu estava um pouco hesitante na ideia de uma classe assumir três papéis completamente distintos. Mas, ao que tudo indica, a Zenimax Online está fazendo um bom trabalho em equilibrar. Ainda não sei se monto meu arcanista como um DPS ou como um suporte. Os trailers que foram divulgados até então e que podem ser vistos no final dessa matéria mostram habilidades muito bem-feitas. Ou seja, posso não causar muito dano ou não curar de forma decente, mas ao menos os efeitos visuais estão belíssimos. Tank está fora de cogitação só pelo fato que eu já tenho um personagem e a sua rotação de habilidades tende a não ser muito atraente. Isso sem contar que eu já não sou um bom tank por natureza.
Na pior das hipóteses, usarei meus companheiros — NPCs cujas habilidades e equipamento são definidos por você — ou irei recrutar os dois novos companheiros que virão com “Necrom”. A Zenimax Online ainda não divulgou detalhes sobre eles.
Devo dizer que, depois de “High Isle” que não foi lá a melhor das expansões para “Elder Scrolls Online”, “Necrom” e “Shadow over Morrowind” estão com a faca e o queijo na mão para elevar o MMO para outro patamar.
Seja como for, eu tenho certeza de que irei me divertir horrores assim que a expansão estiver disponível para PC em 5 de junho. Se eu desaparecer por alguns dias – o que já é raro considerando o quanto eu escrevo para o Hu3Br – podem culpar o lançamento de “Necrom”. E, obviamente, podem esperar as minhas impressões sobre ela e desenrolar de “Shadow over Morrowind” até o final de 2023.