Convenhamos, o conteúdo official da Paradox para Crusader Kings 3 não está sendo lá essas coisas. “Friends & Foes” não é grande coisa e “Fate of Iberia” trouxe conteúdo para uma área muito pequena do mapa. Por que então não mudar tudo para… Elder Scrolls? É justamente isso que o mod “Elder Kings 2”, lançado em 11 de novembro via Steam Workshop, faz.
O projeto que começou em Crusader Kings 2 agora acha uma nova casa na sequência. O mod se foca na segunda era da história de Elder Scrolls com o Império ainda sendo uma força considerável, mas com muitas outras facções já visando o poder de Tamirel.
Em termos de conteúdo, ele já vem com todas as raças jogáveis da franquia Elder Scrolls, assim como a possibilidade de jogar como Goblins ou raças menores como os Tsaesci. É claro que você sempre pode criar o seu próprio personagem e tentar sobreviver ao massacre que é a segunda era de Elder Scrolls.
Além disso, o mod introduz um sistema de magia, novos tipos de religiões, vampiros, quatro novos tipos de governo e locais sagrados dinâmicos – ou seja, você poderá mudar a localização de um local sagrado ou eles surgirão de maneira “procedural” ao longo da partida.
A equipe de “Elder Kings 2” aponta que esta é mais uma sequência do que uma conversão do mod original para Crusader Kings 2. Por consequência, algumas mecânicas como interação com os Daedra ainda não foram implementadas, mas devem dar as caras nas próximas atualizações.
Outro ponto importante é que a equipe irá se focar o máximo possível na segunda era ao invés de estender a linha do tempo como fez no primeiro Elder Kings. A razão para isto ainda não está muito clara, mas considerando que seu antecessor tinha mais conteúdo do que qualidade, eu entendo a decisão.
O mod pode ser baixado via Steam Workshop e pesa um pouco mais de 2GB. Ele pode demorar um pouco para iniciar na primeira vez que você o abre, mas não se preocupe, é normal.
Longe de ser um expert na história de “Elder Scrolls”, eu estou me divertindo horrores com o mod. Já é uma ótima mudança de ritmo até que a Paradox decida o que fazer com Crusader Kings 3, que com certeza não vai ser em 2023. Deixo aqui a minha recomendação se você tem interesse em “Elder Scrolls”.