Eu vou ser sincero para vocês e nunca entendi qual é o apelo de “YIIK”. Eu vi muitas pessoas compararem com elementos peculiares de “Earthbound” mas uma trama fraca, mecânicas sem sal e um protagonista incrivelmente irritante. Se tudo correr como planejado, a Ackk Studios vai corrigir a maioria das críticas com a versão “definitiva” do título “YIIK: I.V.”, prevista para sair em 2 de novembro no PC, Switch e PlayStation 4/5. Donos do jogo a receberão de graça.
Para quem não conhece a história de “YIIK”, o jogo se passa na cidade natal do protagonista Alex, que após voltar de sua faculdade e ver uma mulher desaparecer em um elevador sem motivo aparente, decide investigar o que de fato está acontecendo na cidade. Não tarda para que ele e um grupo de pessoas entrem em uma dimensão paralela onde tudo é similar aos visuais de PlayStation 1. Pessoalmente não sei a razão para isto, mas presumo que tenha a ver com a data que a história se desenrola – 1999.
As críticas iniciais do jogo mencionam elementos de “Persona”, muita inspiração em “JRPGs” da virada do milênio e personagens que variam entre interessantes e irritantes – incluindo o já citado Alex.
“YIIK: I.V” virá com um novo sistema de combate, melhorias na cadência da narrativa, novos diálogos, novos personagens e mudanças gerais nas mecânicas. Uma delas já citada pela equipe é a possibilidade de subir o nível da “mente” de Alex no meio de uma dungeon. Para quem não jogou o original, quanto mais alta está a “mente” dele, mais próximo da realidade ele vai se encontrar e não preso no universo paralelo.
Devo dizer que estou curioso para jogar “YIIK: I.V.”. É um daqueles jogos, tal como “Omori” que está na minha lista há um tempo e sei que muitos colegas jogaram de uma forma ou outra, e que apesar dos problemas tem ideias interessantes.
Espero que a edição definitiva de fato resolva o que for possível. Tanto para eu não passar dor de cabeça, como para os fãs do original o apreciarem mais.
Veja o trailer e mais imagens de “YIIK: I.V.” abaixo: