Cada vez que eu abro o meu editor de texto para escrever uma nota que para mim parecia impossível, sinto que estamos cada vez mais perto do fim dos tempos. Afinal, “Xenonauts 2”, que até então me aparentava estar em um limbo de desenvolvimento, teve seu acesso antecipado confirmado para 18 de julho. Preço no Brasil ainda não foi divulgado.
O projeto, que visa ser outra vez um “sucessor espiritual de X-COM” está em desenvolvimento desde 2018 e já passou por múltiplas iterações, estilos visuais até chegar no que se pode ver no trailer de anúncio.
Originalmente o jogo iria seguir mais de perto os passos de XCOM 2, mas agora a desenvolvedora Goldhawk Studios decidiu manter o estilo de “time units” de X-COM e trazer novas facções, mais liberdade de criação e gerenciamento no geoscape e a introdução de combate aéreo interativo.
Do que eu vi até então, “Xenonauts 2” indica ser mais uma ligeira iteração com uma facção humana que agora ajuda os alienígenas do que o salto de qualidade que eu esperava de uma sequência. Isso não significa que é necessariamente ruim, o primeiro “Xenonauts” tinha lá os seus charmes, mas os seus defeitos eram grandes demais para passarem em branco. Se a Goldhawk Studios acertar a mão dessa vez, vai ser um baita de um clássico.
A versão Early Access de “Xenonauts 2” vai ter cerca de 70% da campanha completa e as principais mecânicas já funcionais. Ainda não há uma data definida para ele ser oficialmente lançado. Só espero que não seja outros cinco anos.
Veja o trailer de anúncio e mais imagens abaixo: