Bom, pelo visto o que eu entendo de “começo de novembro” e o que a equipe da Triassic Games entende é bem diferente. Após terem anunciado que seu simulador de combate naval e aéreo ia estar disponível no começo do mês, a desenvolvedora voltou atrás esta semana e confirmou que “Sea Power: Naval Combat in the Missile Age” só vai dar as caras em 12 de novembro no Steam.
A razão para a mudança de data é a mesma de muitos jogos que ainda estão em desenvolvimento: mais polimento, refinamento de mecânicas, adição de cenários e correção de bugs para que a versão inicial esteja ao menos no grau de qualidade que a comunidade espera.
Sinceramente, não estou impressionado com a mudança, ainda mais dado a complexidade do jogo e o período que ele cobre.
“Sea Power” se passa durante a Guerra Fria, e você pode tomar o comando o comando das tropas dos OTAN ou União Soviética e países aliados em diferentes cenários fictícios que vão de batalhas no Atlântico Norte, Golfo Pérsico e Mediterrâneo.
A versão de acesso antecipado virá com 20 cenários, o sistema de campanha dinâmico em seu modo alpha, um editor de missões e todos os veículos que vão estar presentes na versão final em diferentes graus de polimento. Ou seja, alguns vão ser completamente funcionais e complexos, outros poderão ter alguns bugs ou terem o uso limitado.
O jogo contém mais de 150 unidades navais, 60 tipos de aviões e mais de 130 sistemas de armas. Ou seja, mísseis com diferentes características e alcances, sistemas de radares, sonares. Tudo isso, em teoria, simulado.
De acordo com a Triassic, apesar da grande variedade de unidades, “Sea Power” vai ser “fácil” de aprender e ela quer equilibrar complexidade com acessibilidade para que tanto aqueles que já são veteranos ou novatos no gênero possam jogá-lo.
Ao menos a parte de cima já pode ser confirmada por mim. Do pouco que eu joguei de uma versão de preview que foi concedida para nós pela Triassic Games e a Microprose, “Sea Power” tem diversas configurações de “complexidade” e realismo.
Você pode jogá-lo, por exemplo, da forma mais realista possível com limitações no seu campo de visão e valores realistas para cada tipo de radar e armamento, ou uma opção mais “casual” onde as suas tropas não vão errar tanto ou alvo ou certos tipos de armamentos podem não funcionar corretamente.
Dito isso, eu já estou bem impressionado com um dos elementos que sei que vou gastar mais tempo nele: O editor de missões. Facílimo de aprender, você pode criar de embates entre grandes embarcações até caçadas a submarinos, grandes invasões ou ataque a instalações em diferentes regiões do mundo sem ter nenhum conhecimento de programação. Basta alguns cliques, e você pode gerar cenários intensos que vão fazer você pensar e repensar as suas táticas e uso de radares.
Eu apenas arranhei a superfície da superfície de “Sea Power”, e ainda tenho muito, mas muito a aprender sobre os diferentes tipos de sistema, sonares, formação de embarcações e principalmente como destruir submarinos de forma eficaz.
Não tenha a menor sombra de dúvidas de que eu terei as minhas primeiras impressões no ar assim que possível. Por ora, fique com as últimas imagens divulgadas do game: