Uma das principais perguntas que eu recebo quando alguém compra Arma 3 é “O que eu faço para me divertir nesse jogo? A campanha é terrível! ”. Olha, eu concordo com você, Arma 3 é um jogo amedrontador para quem nunca jogou, mas o Dynamic Recon Ops torna o processo de aprendizado um pouco mais divertido, digamos assim.
A maior dificuldade dos jogadores com Arma 3 é que antes de ele se apresentar como um jogo, ele é acima de tudo um “sandbox,” uma ferramenta para criar as suas próprias missões — cooperativas ou não — com o editor. O editor, por outro lado, é entupido de recursos poucos explicativos que não colaboram para o aprendizado para quem não uma noção básica de programação, por exemplo. A Bohemia Interactive melhorou bastante com o Eden Editor para quem quer fazer uma missão bem trabalhada, mas o que me fez voltar de vez ao Arma 3 foi o Dynamic Recon Ops.
Apontado pelo sempre excelente Daniel Sims (@RedSwirl), o mod é uma compilação para a criação de missões geradas aleatoriamente no Arma 3. Você define as forças atacantes, as forças defendentes, qual o tamanho da área de operações, equipamento e suporte. Eu sei, pela lista que acabei de apresentar não parece nada amigável para novatos, mas calma que vamos chegar lá.
O problema com a campanha do Arma 3 é que ela é absolutamente terrível em prover uma linha de aprendizado de um soldado a um líder de uma equipe. A partir do momento em que você se torna um líder de equipe, tem outras responsabilidades como designar a movimentação dos seus subalternos.
Graças a interface completamente arcaica de Arma 3 (Estamos em 2016, vocês já deviam ter mudado isso), metade dessas funções são mostradas ao apertar Backspace e acessar outros três menus. O jogo presume que você já aprendeu isso tudo e te coloca contra forças absurdamente fortes, tanques, reforços aéreos, a lista só aumenta. Com o Dynamic Recon Ops eu posso criar uma partida rápida com poucos objetivos e treinar as minhas habilidades como líder. Que, por um acaso, são uma desgraça.
Eu juro que a missão tinha um nome, mas por ora vamos chama-la de operação “Deu tudo errado”. Situada na ilha fictícia em Atlis, o objetivo era o mais direto possível: Destrua uma estação de energia localizada na cidade de Chantia.
Em minha equipe estavam oito integrantes, sendo dois deles médicos, uma unidade antitanque, uma unidade antiaérea, um engenheiro, um assistente de antitanque e um machinegunner. Junto a eles estava preparado com um IFV (Infantry Fighting Vehicle, tal como um Bradley ou um BTR-80). Tarefa fácil com um armamento tão pesado.
Os primeiros quinze minutos foram tranquilos, a pouca resistência inimiga me deixou confiante em completar a missão antes de tudo virar uma zona. Arma 3 é capaz de incorporar os elementos que tornam uma “simulação” militar fascinante, inclusive a chance de o planejamento dar todo errado com um disparo e você ter de criar um plano B em segundos.
Não tardou até avistar um caminhão a 1.5km de distância, com alguns disparos de meu IFV o eliminei o mais rápido que pude. Pouco tempo depois uma bala penetrou em meu IFV, o alerta de que a torre estava danificada acendeu. O engenheiro não tinha o equipamento correto para fazer reparos no veículo e a intensidade dos disparos triplicava. “Hora de chamar reforços”, pensei.
Depois de alguns minutos de espera espreitados entre uma casa e uma moita, a cavalaria chegou. Um Comanche a distância descarregava fogo sobre os inimigos para privá-los de uma chance de se movimentarem. Uma oportunidade que tinha de aproveitar e avançar as tropas.
Ainda com mais de 400 metros entre minha equipe e o objetivo, tive a minha primeira baixa, Luke Taylor (eu não lembro o que ele fazia na equipe, desculpe). Duas opções me foram apresentadas, ou eu avançava e tentava resgatá-lo posteriormente ou cruzava duas ruas para tentar arrastá-lo até um local seguro e estagnar o sangramento.
Um segundo a mais e eu e ele estávamos mortos. Um pequeno grupo de soldados havia se posicionado no cruzamento entre duas ruas e disparava contra nós com tamanha intensidade que comecei a perder o foco. Mandei todos da minha equipe procurarem proteção até que o Comanche terminasse o ataque.
Uma tarefa feita com maestria, exceto por Max Thomas, que decidiu se proteger atrás de uma……cabra. Não estou falando metaforicamente, figuradamente, nada. O soldado sentou a bunda no chão atrás de uma cabra que estava ali de boas no meio da rua. “Meu, qual a linha de raciocínio que você segue para se proteger atrás de uma cabra?”, gritei com as mãos para o alto incrédulo. Não deu outra, dois tiros e ele estava no chão.
Dois a menos e ainda nada próximo de alcançar o objetivo. “Isso vai dar ruim, não vai rolar, aborta a missão”. Em uma investida quase suicida com outros dois soldados eu tomei parte da central de operações inimigas, localizada entre ruínas de um moinho.
Entre a investida e a destruição do objetivo perdi outros dois soldados que seguravam a retaguarda. Reforços inimigos começaram a aparecer. “Hora de ir embora”, pensei. Acessei o menu de comandos e pedi extração via helicóptero. Subi no topo do moinho para defender a posição dos reforços o quanto pude, mas perdi outro soldado. Assim que dei “OK” para o piloto subir uma outra rajada de metralhadora atingiu a nossa lateral, quase nos levou ao chão, mas o objetivo estava completo e a missão concluída.
Eu não sei se devo culpar os problemas da IA, como o vosso senhor protetor de cabras Max Thomas no Dynamic Recon Ops. O projeto ainda está em uma fase relativamente inicial e seu escopo será expandido nos próximos meses, com suporte não apenas aos mapas oficiais, como mapas feitos pela comunidade — inclusive armamentos e outras forças.
Arma 3 nunca foi o mundo perfeito para conteúdo de um jogador, mas Dynamic Recon Ops me enche um pouco de esperança que isso pode mudar ao longo dos meses, nem que seja um pouco. Para jogadores que só querem uma partida de uma hora ou duas horas, é uma benção divina. Partidas cooperativas online manterão seu espaço na minha agenda, entretanto não faz mal a ninguém treinar um pouco de suas habilidades como líder no mod.
Se você tem interesse em testar o Dynamic Recon Ops, ele está disponível no Steam Workshop, lembre-se de se certificar que possua todas as dependências necessárias instaladas.