Dwarf Fortress

Posso oficialmente dizer que essa é uma semana de milagres. Depois de Halo: The Master Chief Collection ser anunciado para PC, é a vez da Bay 12 Games e a Kitfox Games confirmarem uma versão paga de Dwarf Fortress para o Steam e itch.io. A versão “clássica” continuará gratuita e recebendo atualizações.

Para quem não conhece, Dwarf Fortress é um complexo jogo de gerenciamento / estratégia onde você estabelece uma fortaleza e tem de administrar a vida e os desejos de cada um dos seus anões. O seu destaque sempre foi a quantidade de elementos que ele simula. De eventos grandiosos – como batalhas que aconteceram no passado – até que parte do corpo um anão perdeu durante o combate. Ele foi a inspiração para games como Rimworld e Prison Architect.

A principal diferença entre a versão Steam e a disponível no site da Bay 12 ficam para a inclusão de um novo “tileset” – que troca os gráficos do tradicional ASCII para algo mais legível para os iniciantes –, novas músicas e suporte ao Steam Workshop.

O motivo pelo qual a Bay 12 fechou uma parceria com a Kitfox Games é um pouco mais triste. Pelos últimos 12 anos o game foi primariamente desenvolvido pelos irmãos Tarn Adams e Zach Adams. De alguns anos para cá, problemas de saúde na família e as suspeitas de câncer de Zach, a desenvolvedora não se sente mais tão segura em dispor unicamente de um modelo de crowdfunding (via Patreon) para cobrir as despesas. A própria Bay 12 em uma postagem no Patreon apontou que mesmo com a parceria, ainda não tem certeza se um lançamento no Steam e Itch.io trará a estabilidade que buscam.

Eu não creio que essa nova versão vá facilitar tanto o aprendizado quanto muitos imaginam. Dwarf Fortress ainda não possui um suporte competente para mouse, o que faz que grande parte da sua interface tenha de ser interagida unicamente via teclado. Algumas mecânicas são obtusas e ler tutoriais é essencial.

Fico contente, no entanto, pois mais pessoas terão oportunidade de testar o que considero um dos jogos mais influentes dos últimos anos, e com sorte, se apaixonarão como eu me apaixonei.

O preço da versão paga de Dwarf Fortress está estimada em US$20. Data de lançamento não foi divulgada.

Dwarf Fortress terá versão paga no Steam e Itch.io

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.