Vaporum

Faz tanto tempo que não ouço sobre Vaporum: Lockdown, uma pseudo sequência do dungeon crawler Vaporum lançado em 2017 que eu imaginei que o projeto estava cancelado. Para minha surpresa ele não está mais do que vivo como sai dia 15 de setembro no PC (Steam).

Lockdown ocorre antes dos acontecimentos de Vaporum, o jogador toma o controle da pesquisadora Ellie Teller e seu trabalho no projeto Arx Vaporum. Toda a história se desenrola nos momentos finais antes do projeto dar errado e a estação ser tomada por seres mecânicos ou de outra dimensão.

Apesar da trama trazer até certo grau de “diferença”, o gameplay de Vaporum: Lockdown permanece o mesmo. Ou seja, um bom dungeon crawler em grid no estilo Legend of Grimrock, Dungeon Master ou Eye of the Beholder. Todas as ações são realizadas em tempo real e você precisará entender como se posicionar para prevenir ataques em área, além de resolver dezenas (ou centenas) de puzzles para obter equipamentos melhores.

Eu gostei bastante de Vaporum apesar dele não me permitir ter uma party completa. Lockdown vai seguir o mesmo princípio. Ao menos espero que os quebra-cabeças e os inimigos sejam um tiquinho menos agressivos. Sonho meu, né?

Dungeon crawler “Vaporum: Lockdown” sai dia 15 no PC

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.