A Screen Actors Guild-AFTRA (SAG-AFTRA), união que representa mais de 100,000 atores e dubladores Norte- Americanos, anunciou que entrará em greve a partir desta sexta-feira (21). A greve ocorre devido a disputas contratuais que ocorrem há mais de dois anos.
De acordo com a união, a os motivos das disputa se dão devido ao stress vocal, falta de coordenadores de dublês para cenas mais perigosas, e falta de transparência em contratos, em relação ao que o dublador terá de fazer após contratado. As principais empresas que a greve tem foco incluem a Activision, EA, Take Two, WB Disney e Insomniac.
A firma de advocacia Barnes & Thornburg, que trata de assuntos judiciais ligados a tais empresas e a indústria de jogos, divulgou uma nota em que aponta que tal ação apenas prejudicará a reputação da SAG-AFRA e que caso a greve seja mantida as empresas irão apenas se voltar para atores que não estão filiados à união ou fora dos Estados Unidos.
De de acordo com a SAG-AFTRA, entretanto; a greve não deve afetar a fundo o desenvolvimento de jogos. Para que seja efetiva, ela depende de que outras uniões no mundo também colaborem para a mudança do quadro e se unam a greve.