Eu sei que o título não faz nenhum sentido, mas é verdade. O Modder DooMero refez algumas fases do primeiro Donkey Kong Country no mesmo motor usado para fazer o Doom.
Para isso ele usou o GZDoom, uma ferramenta que permite rodar os antigos jogos da iD Software em máquinas mais novas e com algumas melhorias. Sem entrar em aspectos técnicos, ele é capaz de rodar scripts mais avançados, suporte a maiores fontes de iluminação, modelos de personagens avançados e por aí vai.
É provável que isso não seria possível se não fosse pelo uso do GZDoom, ainda assim é um trabalho impressionante usar um código claramente feito para um shooter em primeira pessoa e o transformar em um jogo de plataforma. Isso é, sem acesso ao código fonte.
Confira um vídeo abaixo:
http://youtu.be/ypeTDtm0cZI
Claro que algumas coisas não estão 100% perfeitas, mas as mecânicas estão lá e podem ser melhoradas. Por exemplo, andar é algo completamente confuso, já que usa o WASD. Pular também é estranho, mas ao menos prova que existe a possibilidade de se criar o Donkey Kong Country no Doom. .
Ainda não está claro se o DooMero irá realmente fazer o jogo completo, uma versão demo está disponível. Para isso você precisa ter uma cópia do Doom 2, o GZDoom e o mod em si. Após fazer o download do programa e do mod, você precisa copiar o arquivo Doom2.WAD (encontrado na pasta do Doom) para a mesma do GZDoom. Após isso é só clicar no arquivo Donkey Kong Country.
Não é a primeira vez que a comunidade de mods e mapas personalizados de Doom impressiona. O próprio DooMero já fez uma pequena modificação do modo Mercenaries do Resident Evil 4 para o Doom, a qual você ve abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=kRpbIFuDx0Q
Outro mod impressionante é o Total Chaos, também baseado no motor do Doom II, que tem algumas melhorias em relação ao game original. Esse conta com até efeitos de luz e elementos em 3D mais realistas. Ele terá até um sistema de inventário.