Quem acompanha “Total War: Warhammer III” de perto sabe muito bem que a comunidade não estava nem um pouco contente com a forma que a Creative Assembly conduziu o pós-lançamento. DLCs “fracos”, caros e com pouco conteúdo. Isso começa a mudar a partir desta quinta-feira (22) com a atualização 4.2, que adiciona 12 novas unidades para quem tem o “Shadows of Change”.
Para muitos, “Shadows of Change” é considerado um dos piores DLCs da franquia por conta do seu preço alto e carência de conteúdo. Embora a mecânica principal de ter um herói lendário que pode se transformar em qualquer outro seja divertida de início, ela fica monótona depois de algumas partidas.
Para aliviar essa sensação de falta de conteúdo, a atualização traz um herói lendário para as facções de Kislev, Grand Cathay e Tzeentch. Destes, o que me chamou mais a atenção foi o vigia Saytang.
Este é o primeiro herói lendário com um escopo colossal, a única unidade que tem o mesmo tamanho que ele é o Bone Giant dos Tomb Kings. Ou seja, pode se assustar quando vê-lo no campo de batalha do inimigo.
O que o torna ainda mais especial é que ele é tanto uma unidade que é útil à distância quanto no combate corpo a corpo. Ele usa flechas mágicas para causar dano em área e quando elas acabam, ele é capaz de saltar grandes distâncias e destroçar os oponentes.
Ainda para Grand Cathay, outra unidade fantástica é o Grande Pássaro da Lua. Além de servir como montaria para heróis, a unidade tem poderes de ataque de fogo e mágicos (sim, eles são distintos em Total War: Warhammer III) e suas animações são belíssimas.
Tzeentch vem em segundo lugar com o herói lendário Senhor do Caos de Tzeentch. O personagem, cujo visual me agrada horrores, ele é uma interessante adição por poder aumentar a defesa de todas as unidades de Tzeentch. Eu sempre as achei elas fracas demais e tendia a usá-las como os Skaven (quantidade ao invés de qualidade), estou curioso como ele vai afetar as partidas a partir dessa versão.
Tzeentch também recebeu novos centauros (chamados de Centigors e eu tenho certeza de que alguém vai me corrigir sobre a origem deles), e os Changebringers – unidades aéreas capazes de soltar fogo e que vão importunar praticamente todo jogador até alguém os banir de partidas multiplayer.
Kislev vem em último com a “menor” quantidade de adições. Pessoalmente, eu não achei que as adições iniciais de “Shadows of Change” eram ruins para Kislev, só faltava versatilidade. Ela chega na forma de novas magias para a mãe Ostankya e as Hag Witches. 5 novas magias (The Forbidden Fens, Witchbrew, Curse Of The Ancient Witch, Vengeance Of Spirits, Cursed Cauldron e Malediction Of Madness) trazem modificadores que reduzem a velocidade, dano, proteção e outros atributos dos seus inimigos.
O herói lendário de Kislev é o Cavaleiro Dourado que tem como foco proteger as unidades ao seu redor. Uma decisão…. peculiar da Creative Assembly. Eu já vejo o exército de Kislev bastante poderoso, agora com um herói lendário aumentando a defesa e causando dano em área? Eles serão devastadores no campo de batalha.
Ainda não tive tempo de testar todas as mudanças. Afinal elas são muitas. Farei o que for possível para trazer uma opinião mais concreta sobre as adições assim que possível. Mas, espero que os fãs agora estejam contentes com “Shadows of Change”.
A lista completa de alterações está disponível no site oficial da Creative Assembly. O trailer abaixo dá uma pincelada geral nas principais unidades.