Eu continuo a dizer que não há descanso para quem escreve sobre jogos de estratégia ou RPGs e tem gente que não acredita. Estamos na reta final de 2023 e a Shiro Unlimited anunciou na última semana que o RPG “Wartales” vai receber o DLC “Pirates of Belerion” em 14 de dezembro no PC. Ele inclui uma nova região, piratas e batalhas navais.
Além da promessa de mais de 25h de conteúdo – o que já é absurdo considerando que “Wartales” é gigante” – “Pirates of Belerion” vai permitir você ter o seu próprio navio e explorar o arquipélago de Belerion.
Mas, ao que tudo indica, as principais mecânicas de “Wartales” não vão ser tão modificadas quanto eu imaginava. As batalhas navais de “Pirates of Belerion” continuam sendo batalhas táticas dentro de navios e não combate entre navios. É difícil não ver como uma oportunidade perdida por parte da Shiro Unlimited, mas conhecendo a desenvolvedora, não ficaria impressionado se o jogo ganhasse um modo dedicado a isso no futuro.
Ao menos “Pirates of Belerion” trará uma mecânica interessante: duelos. Como o nome implica, você poderá tomar navios inimigos ou derrotar grupos de mercenários rivais em duelos. Ainda não se sabe se essa mecânica também estará presente no jogo base ou se vai se limitar ao mapa do DLC.
“Wartales” cresceu bastante ao longo do ano, com três atualizações grandes focadas em prover mais variedade e finais para o jogo. Foi um dos tantos jogos de 2023 que poderia ter ficado mais tempo no forno, mas ao menos a Shiro Unlimited manteve a cadência das atualizações.
A última delas trouxe rotas de comércio, novos finais e a opção de interagir com outros membros do seu grupo de mercenários. Essa quiçá foi a atualização mais importante até então para o game. Isto é, até “Pirates of Belerion” dar as caras em 14 de dezembro.
Só espero que o novo arquipélago não transforme o restante do jogo base em algo “fraco” e seja voltado ao menos para o mid e late game de “Wartales”. Bom, saberei em breve.
Veja o trailer de anúncio e mais imagens de “Wartales: Pirates of Belerion” abaixo. Também recomendo assistir ao “Community Update 2” que entra em mais detalhes sobre as adições que mencionei acima: