Eu não sei o que anda rolando com a Disney e os seus jogos, mas depois de “Dreamlight Valley” a empresa – em conjunto com a Gameloft – parece ter reembarcado de vez na ideia de publicar jogos com seus personagens famosos. Vide o jogo de corrida “Disney Speedstorm” que está disponível nesta terça-feira (18) para PC, PlayStation, Xbox e Switch. O preço? Comprar um pacote de fundador cujo valor base é R$159,90.
Com previsão de ficar em acesso antecipado até o final de 2023 ou o final de 2024, a Gameloft aparenta ter se esforçado ao máximo para evitar possíveis comparações com “Mario Kart” ou até outros jogos de “Kart”. Os veículos de “Speedstorm” são mais “elaborados” por assim dizer – o que é algo bem inesperado vindo de uma empresa como a Disney.
Muito como “Dreamlight Valley”, “Disney Speedstorm” está sendo feito com a ideia de “temporadas” baseadas em vários personagens da Disney, mas boa parte disso ironicamente ficará na parte de single-player. Já o modo online traz as tradicionais corridas tanto locais quanto online e a possibilidade de criar torneios personalizados.
Entretanto, um dos elementos cruciais – a quantidade de pistas – não foi divulgada pela Gameloft. Sabe-se que pistas inspiradas em Monstros S.A. e Piratas do Caribe estão no game. Com todo respeito, mas isso me cheira a um jogo que tem mais personagens do que pistas. O que, a essa altura do desenvolvimento não há nada de errado, mas espero que a versão final não seja assim.
Eu vou continuar sendo contra o modelo free-to-play – que é o que “Disney Speedstorm” usará no lançamento oficial. Já sinto que tentam arrancar o meu dinheiro em Kartrider Drift e não duvido que o mesmo venha a acontecer. Mas, infelizmente essa é a atual realidade dos jogos de corrida mais “arcade” – se é que a comunidade concorda comigo nessa posição.
Quem sabe, um dia, uma empresa que não se chama “Nintendo” crie um jogo de kart / arcade como os clássicos e não uma máquina de fazer dinheiro. Até lá, me contento com “Dinsey SPeedstorm” e “Kartrider Drift”