Se você esperava alguma oportunidade de comprar Dishonored 2 em um futuro próximo no GOG ou outro meio de distribuição digital, pode esquecer. A página do Steam do game da Arkane Studios previsto para lançamento nesta sexta-feira (11) confirma que ele usa a proteção Denuvo.
Esta é a primeira vez que uma página do Steam mostra o alerta do DRM Denuvo, que agora foi atualizado também na página do Planet Coaster. Jogos que também o utilizam, como Deus Ex: Mankind Divided, Inside e Doom, não mencionam a existência.
Há uma grande discussão na comunidade PC sobre os benefícios e malefícios do Denuvo. Como todo DRM, há casos não confirmados de degradação de discos rígidos e outros problemas de desempenho. Mas a maior preocupação também é a preservação dos jogos.
O limite de ativação de cinco máquinas por dia não é tão draconiano quanto sistemas antigos, como o Starforce, e o Denuvo se provou uma ótima solução para as desenvolvedoras evitarem a pirataria no dia do lançamento. Entretanto, poucos jogos têm sua proteção removida após anos de uso e sabe lá se os servidores estarão de pé para você poder ativá-lo.
Não existe uma solução de DRM que irá agradar a todos, mas ao menos uma garantia de que poderemos jogar Dishonored 2 daqui há dois anos seria no mínimo bom. Imagine não poder jogar o excelente Reboot de Doom por causa do Denuvo? Pois é, é este o caminho que podemos estar trilhando.