Disgaea 5

A NISA andou com sérias dificuldades com seus ports ultimamente. Primeiro Ys 8 que foi inúmeras vezes adiado e lançado em um estado tão problemático que demorou meses para ser consertado. Depois foi a vez de Disgaea 5 Complete, que estava previsto para maio e até recebeu uma demo. Por motivos desconhecidos ele foi então adiado para o “verão” do hemisfério norte, depois outono; finalmente ele foi disponibilizado nesta segunda-feira (22) via Steam por R$74,99 e está com um desconto de 25% até 29 de outubro.

Por mais que seja fácil de descrever Disgaea 5 como um SRPG, eu melhor o definiria como um imenso grind (no sentido positivo da palavra, se é que há um). Além da história que gira em torno de um novo “Overlord” que quer tomar todo o “Netherworld”, nome dados aos planetas controlados por demônios, ele tem conteúdo extra para dar e vender. Se você já ouviu falar, é provável que tenha sido por causa da assustadora quantidade de níveis que podem ser obtidos (um personagem pode chegar até o nível 9999, por exemplo).

A “nova” versão do game conta com todos os DLCs lançados – que incluem 8 cenários bônus, quatro novos personagens e três novas classes. Para quem parou em Disgaea 4, o quinto game traz novos efeitos e modificadores para o campo de batalha, retorno dos Item Worlds e horas e mais horas, e mais horas (não posso enfatizar isso o suficiente) de batalhas extras.

As informações iniciais sobre o port parecem surpreendentemente positivas. Há menção de problemas de desempenho para aqueles que possuem duas placas de vídeo, mas fora isso tudo indica que a NISA aprendeu com os erros de Ys 8.

Após adiamentos, Disgaea 5 Complete dá as caras no PC

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.