Poucas coisas me deixam tão feliz quanto ver um shooter coop que tenta quebrar algum tipo de molde. Seja na estrutura, nos visuais ou no estilo de progressão. O recém-anunciado “Mycopunk” da Pigeons at Play, tem ao menos um dos estilos mais distintos que eu já vi em 2025.
Previsto para sair ainda este ano no PC, o shooter que vai ser publicado pela Devolver Digital coloca você e outros três jogadores no comando da “Equipe de Risco Novo Atlas”. Um nome um tanto pomposo para o que é na realidade uma equipe de extermínio barata cuja principal função é desvendar e eliminar uma invasão fúngica no planeta de Novo Atlas.
Na prática isso significa que você e outros três pobres coitados vão ter poucos recursos, pouco material e pouca munição para realizar missões que vão de “extermine todos os fungos de um local”, a limpar estruturas inteiras de fungos e escolta de veículos de pesquisa.
O que mais me chamou a atenção – além dos visuais, é claro – é a progressão de “Mycopunk”. Ao invés de apenas “alocar” pontos de habilidade ou atributos, você precisa “encaixar” habilidades passivas na sua tela de melhorias. Ou seja, você vai ter que escolher entre múltiplas habilidades passivas de baixo impacto, ou uma ou duas habilidades de altíssimo impacto. Esse mesmo tipo de personalização também vale para as armas e outros equipamentos como granadas.
Eu joguei muitíssimo pouco da demo, disponível via Steam, mas adorei o loop de entrar em uma missão, tentar sobreviver, coletar recursos e escapar. “Mycopunk” tem tudo para ficar lado a lado de “Deep Rock Galactic” no que diz respeito a “shooters coop que eu provavelmente vou me irritar no final de uma partida”.
Mal posso esperar para jogar a versão completa.
Veja o trailer de anúncio e mais imagens do game abaixo: