Sou eu ou a maioria dos jogos de estratégia independentes andam cada vez mais tentando integrar elementos fortes de logística? Sinto que cada mês que passa me surge um novo com a mesma história: “Vamos reinventar estratégia ao adicionar uma camada extra de logística!”. Não é má ideia, e a proposta de “Desynced” da Stage Games pode ser uma das mais interessantes.
Previsto para entrar em acesso antecipado em 15 de agosto, a Stage Games almeja criar um jogo de estratégia onde coleta e armazenamento de materiais seja mais bem integrado com a camada de ação. Para isso ela vai permitir uma maior personalização de unidades, remoção do uso de correias transportadoras para que os materiais sejam transportados e armazenados pelas próprias unidades em construções específicas.
“Mas Lucas, não é assim que todo jogo de estratégia funciona?” Bem, não exatamente. Pode se dizer muito bem que “Starcraft 2” segue a mesma linha, mas o escopo de “Desynced” é muito maior assim como a quantidade de matérias-primas e a linha de pesquisa. O melhor exemplo que poso encontrar é “Sins of a Solar Empire” e ele já beira o território “4X”.
Do pouco que eu joguei da demo disponível via Steam, “Desynced” aparenta estar caminhando na direção certa; múltiplas construções usam diferentes recursos para funcionarem e você precisa não só mantê-las ativas como ter um exército de defesa e de ataque. Ainda não tenho certeza se a ideia da Stage Games vai ser um pouco “demais” para a maioria dos fãs de estratégia, mas estou ao menos curioso para ver para onde ela vai.
A versão inicial de acesso antecipado vai vir com duas facções e parte da história implementada. O modo freeplay, todavia, vai estar totalmente funcional. A previsão é que ele fique um ano em desenvolvimento para a inclusão de uma terceira facção assim como a finalização da história e correção de bugs.
Trarei as minhas impressões assim que puder. Por ora, fique com o trailer mais recente e mais imagens de “Desynced”.