Surviving Mars

Essa história de “tirar e colocar sistemas ou mecânicas” que a Paradox Dev Studio faz tanto em seus games como Europa Universalis e Crusader Kings 2 pelo visto está começando a afetar outros jogos. A Haemimont Games e a Paradox anunciaram nesta semana o lançamento da atualização “Sagan” de Surviving Mars, que traz consigo um novo modo de desafio e profundas mudanças nas principais mecânicas do game.

A principal mudança – uma que considero extremamente positiva – é a remoção do uso de bateria dos rovers de exploração e transporte. De acordo com a Haemimont, a mecânica trazia um micro gerenciamento desnecessário e diminuía o ritmo da partida.

Outra mudança, um pouco controversa, é o funcionamento da árvore de pesquisa. Anteriormente toda vez que se criava uma partida, independentemente do local, a posição das tecnologias na árvore de pesquisa gera gerada aleatoriamente. Agora elas são fixas de acordo com a posição no mapa. Ou seja, se você escolher o mesmo local de Marte para a próxima expedição, vai receber a mesma árvore de pesquisa. Para alguns jogadores, eu incluso, a mudança reduz as possibilidades dentro de uma mesma expedição. E Surviving Mars precisa urgentemente de mais variedade, coisa que o modo desafio supostamente atende.

Disponíveis a partir do menu inicial, os desafios possuem um limite de tempo e uma série de objetivos a serem cumpridos. Faça em menor tempo e você ganhará a maior pontuação. Um conceito simples, mas para um jogo que – como falei em minha análise – faltava direção no endgame, já é um avanço. Resta saber se as prometidas expansões, ainda sem data para sair, vão dar um jeito nisso. A lista completa da atualização Sagan está disponível no Steam.

Desafios e mudanças nos rovers compõem atualização de Surviving Mars

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.